O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Ivete Sangalo puxa trio em prévia histórica do Carnaval do Maranhão

O Pré-Carnaval do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado, ganhou ainda mais energia com a apresentação contagiante da cantora Ivete Sangalo. Na noite de sexta-feira (07), a baiana foi a atração mais esperada pelo público que lotou a Avenida Litorânea, em São Luís. Do trio elétrico ao asfalto, o axé de “Veveta” levou alegria a milhares de foliões, que dançaram ao som de grandes sucessos.

O momento contou com a presença do governador Carlos Brandão, que visitou o circuito e aproveitou para conversar com foliões e comerciantes sobre a iniciativa da gestão estadual com o Carnaval do Maranhão, que tem impulsionado o turismo e alavancado a geração de emprego e renda no estado.

“Muita animação, música e geração de renda. Quem veio sentiu esse astral incrível. O Circuito Vem Pro Mar já é sucesso”, declarou o governador Carlos Brandão em suas redes sociais.

Brandão destacou que o fortalecimento do carnaval é incentivo à cadeia produtiva da cultura e do turismo do estado. “Aproveitamos as grandes festas do nosso estado, como o Carnaval e o Pré-Carnaval, para misturar atrações nacionais com apresentações de artistas maranhenses. E essa receita tem dado muito certo, fortalecendo nossa economia criativa, gerando emprego e renda, além de inserir o Maranhão nos grandes circuitos nacionais, sem deixar de valorizar nossa cultura”, completou.

Durante o percurso de aproximadamente duas horas, a alegria se propagou na avenida. Era possível ver os brincantes coreografando hits como “Macetando” e “Energia de Gostosa”. A técnica de enfermagem Nalva Simas extravasou emoção. “Estou amando! A Ivete é nossa musa. Está sendo maravilhoso”, disse, visivelmente emocionada.

O publicitário José Campelo viajou de Teresina (PI) até a capital maranhense especialmente para assistir à apresentação de Ivete – e fez valer o esforço. “A gente vê São Luís com um Carnaval crescendo a cada ano, que está se tornando maior que a cidade e que trouxe Ivete Sangalo, uma artista grandiosa. Eu vim aqui por ela”, declarou.

A sexta-feira pré-carnavalesca também ficará para sempre na memória da recepcionista Deisiane das Graças, que celebrou o aniversário em meio à folia. “Estou me sentindo maravilhosamente feliz hoje. Foi tudo de bom”, comemorou, pouco antes de brindar com as amigas.

Para a publicitária Ivana Ramos, a festa superou expectativas. “Estou achando a programação muito boa. É um prazer ter em São Luís artistas que a gente vê pelo Brasil inteiro. A gente se sente lisonjeada”, ressaltou.

Antes da atração nacional, a folia começou com a banda local Confraria do Copo, que puxou o primeiro trio e aqueceu os foliões ao som de marchinhas carnavalescas. Em seguida, a banda CDC animou a multidão com uma mistura de ritmos, e a swingueira contagiante da banda imperatrizense Tadin de Nós não deixou ninguém parado. Fechando a programação da noite, Mairla Oliveira, vocalista da Banda Mix in Brasil, abrilhantou o circuito com músicas consagradas deste e de outros carnavais.

A servidora pública Lindinalva Baima curtiu cada momento e fez questão de convidar mais gente para a festa. “Nós estamos de parabéns! O Maranhão vale a pena. Venha, venha pro Maranhão!”, exclamou, entusiasmada.

Segurança reforçada

A festa que levou milhares de pessoas à Avenida Litorânea contou com um esquema especial de segurança e atendimento à saúde. Com um efetivo de centenas de policiais militares ao longo do circuito, patrulhamento aéreo e videomonitoramento, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança atuaram de forma integrada para coibir delitos e oferecer suporte à população.

O comandante-geral da PM, Pitágoras Nunes, explicou sobre essa atuação coordenada das forças de segurança. “O planejamento foi realizado por toda a estrutura da segurança pública do Estado. Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, todos ombreados para oferecer tranquilidade durante toda a festividade”, ressaltou.

Entre as principais medidas adotadas, destacam-se as dez torres de observação distribuídas ao longo do percurso, além do policiamento a pé, motorizado e montado. O patrulhamento especializado contou com a atuação da cavalaria e de equipes de motociclistas, garantindo resposta rápida a qualquer ocorrência.

“Estamos empregando mais de 300 homens ao longo da Avenida Litorânea para garantir a segurança dos foliões. Nas prévias ou no Carnaval, diante de qualquer necessidade, basta procurar uma patrulha, que estará bem orientada para prestar apoio ao folião”, pontuou o comandante Márcio Silva.

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) reforçou as ações preventivas por meio do videomonitoramento. Câmeras estrategicamente posicionadas auxiliaram na identificação de possíveis ocorrências.

“Nosso posto de comando já está preparado, as câmeras estão posicionadas e o monitoramento em tempo real permite um atendimento mais ágil”, relatou Pitágoras Nunes.

Atendimento médico e ações preventivas

O evento também contou com um amplo suporte na área da saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) montou dois hospitais de campanha ao longo do circuito Vem pro Mar, equipados com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com ambulâncias de prontidão para encaminhamentos emergenciais.

“Aglomerações podem gerar impactos à saúde, desde desidratação e intoxicação até episódios de ansiedade. Por isso, nossa equipe está preparada para oferecer o primeiro atendimento e, se necessário, encaminhar os casos para unidades de referência”, explicou Daynara Freitas, coordenadora da Rede de Serviços da SES.

Foram distribuídos preservativos e kits de prevenção, reforçando as ações de saúde pública. A SES também disponibilizou autotestes de HIV. 

Outra iniciativa importante no circuito foi a campanha “Carnaval é alegria. Sem assédio na folia”, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu). Com um estande no corredor da folia, a ação ofereceu orientações e suporte a mulheres vítimas de assédio e violência.

A campanha incluiu a distribuição de materiais educativos e informações sobre a rede de proteção à mulher. Além disso, a Ouvidoria da Semu esteve presente para acolher denúncias e garantir o encaminhamento imediato aos órgãos competentes.