Índice revela os investimentos mais rentáveis do ano; confira as principais opções
Em 2024, o investimento que mais se destacou em termos de rentabilidade foram os Bitcoins, que registraram uma alta de 39,65% entre janeiro e novembro. Esse dado reforça o peso que as criptomoedas continuam tendo no mercado de investimentos, além do potencial que os ativos continuarão apresentando ao longo de 2025.
Entre novembro de 2023 e novembro de 2024, o Bitcoin registrou uma valorização de mais de 220% – a maior entre a categoria de criptomoedas. A vitória de Donald Trump na corrida presidencial norte-americana ajudou a impulsionar o ativo, que conseguiu bater um novo recorde no dia das eleições. Pela primeira vez em sua história, o Bitcoin alcançou o valor de 100 mil dólares por unidade.
Paralelamente, o ouro e o CDI completam o pódio dos investimentos mais lucrativos de 2024. O ouro vem em segundo lugar, tendo registrado uma máxima histórica no mês de agosto, com a marca de 2.570,64 a onça-troy. Já o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) se mostrou a alternativa de renda fixa mais rentável do ano, graças à alta da taxa Selic.
Para os especialistas, o Bitcoin e o ouro ganharam força justamente por serem investimentos mais seguros – algo que chama a atenção nesse cenário de instabilidade econômica. Diferentemente de outros ativos, essas categorias asseguram o dinheiro dos investidores em longo prazo, já que conseguem se manter estáveis mesmo em períodos de imprevisibilidade geopolítica.
A ascensão da renda fixa
No mercado de capitais, a principal aposta continua sendo na renda fixa proporcionada por investimentos como CDI, CDB (Certificado de Depósito Bancário) e outros. Com a Selic estagnada em 12,25%, a tendência é que a modalidade continue gerando bons lucros em 2025 para aqueles que montarem sua própria poupança.
Entre janeiro e outubro de 2024, a captação líquida da renda fixa no país foi de R$ 312,40 bilhões – um verdadeiro marco, considerando que os últimos dois anos trouxeram números negativos. Os juros altos não são a única razão de a modalidade estar em alta, mas também os ajustes realizados pelo governo em títulos exclusivos, que passaram a ser tributados semestralmente.
Para aqueles que ainda têm dúvidas a respeito de como viver de renda, esse é um momento bem oportuno para se inteirar no assunto e começar a investir. Assim como foi em 2024, 2025 promete ser bem lucrativo para os investidores focados em renda fixa.