5 destinos para morar próximo da natureza com conveniências de centros urbanos
Municípios brasileiros conciliam belezas naturais com o conforto da infraestrutura das cidades
Acordar ouvindo os pássaros cantando ou caminhar pelo bairro e desfrutar de uma paisagem bonita e arborizada. Ao mesmo tempo, poder contar com uma infraestrutura de qualidade e ter opções de lazer para a noite ou para o fim de semana. Parece coisa de sonho, não é? Mas existem cidades no Brasil que proporcionam justamente essa mistura entre a beleza da vida próxima do meio ambiente com o conforto da vida em um centro urbano.
Essa mistura é um dos fatores que motivam muitos a procurar por um apartamento à venda em Balneário Camboriú e em outras cidades que apresentem essa combinação. Mas quais seriam os destinos brasileiros que apresentam um bom equilíbrio entre essas realidades? Conheça alguns dos principais deles no texto a seguir.
Rio de Janeiro
A “Cidade Maravilhosa” talvez seja o melhor exemplo no Brasil para quem quer desfrutar o melhor dos dois mundos. Muito se fala sobre as belezas das praias cariocas, que de fato são exuberantes e internacionalmente reconhecidas, mas a natureza pode ser apreciada na cidade muito além do beira-mar.
Opções de trilhas, daquelas indicadas para iniciantes até as mais desafiadoras, não faltam na cidade. Morro da Urca, Cachoeira do Horto, Pedra do Telégrafo e Circuito das Grutas são apenas algumas das diversas opções que permitem viver essa experiência. Além disso, as diversas opções de lazer diurno e noturno que a cidade oferece é capaz de atender a todos os gostos.
Florianópolis
Outra capital que merece destaque é Florianópolis, em Santa Catarina. A “Ilha da Magia” oferece uma mescla perfeita entre um estilo de vida mais relaxado, com natureza e excelente prestação de serviços. Em suas praias deslumbrantes, como é o caso das praias do Campeche e da Joaquina, é possível praticar esportes aquáticos e explorar trilhas, mas sem abrir mão da ótima infraestrutura que a cidade tem.
Outro canto relaxante e que fortalece a conexão com a natureza é o Parque Ecológico João David Ferreira Lima, chamado pelos locais de Horto do Córrego Grande. É um ponto que permite fazer piqueniques, caminhar e apreciar a fauna e flora local. Já o Projeto TAMAR, que fica na praia da Barra da Lagoa, é a oportunidade que o morador tem para conhecer mais sobre a biologia marinha, em especial as tartarugas marinhas. O lugar tem tanques de observação, museu e salas de vídeo e exposição, além de espaço infantil.
Balneário Camboriú
Ainda em Santa Catarina, outra opção muito visada por quem procura esse equilíbrio é a badalada Balneário Camboriú. Conhecida como “Dubai brasileira”, a cidade oferece um mix excelente entre infraestrutura de primeiro mundo e contato com a natureza, estando próximo da Mata Atlântica, um trecho preservado que pode ser explorado — e admirado — por trilhas.
As praias também são um ponto chamativo quando o assunto é exuberância da natureza local. Em contrapartida, para quem não quer abrir mão de uma vida noturna agitada, Balneário é o lugar certo. Algumas das baladas da cidade são reconhecidas internacionalmente, como é o caso das casas Green Valley e Warung.
Bonito
Quer morar em uma cidade que seja sinônimo de natureza no Brasil? Então considere Bonito, no Mato Grosso do Sul, como a cidade dos sonhos. Uma das principais referências de ecoturismo no país, a cidade oferece uma diversidade de programas e atividades que aproximam o ser humano da natureza. Isso inclui visitas a lagoas, cachoeiras, realização de trilhas e arvorismo.
Há também espaço para os amantes de esportes radicais, como a prática de rapel no Abismo Anhumas. Já o mergulho pode acontecer na Gruta do Lago Azul, uma caverna com coloração única na água que tem 90 metros de profundidade e oferece uma experiência única para o seu visitante.
Curitiba
Curitiba é uma cidade reconhecida internacionalmente pelo seu planejamento urbano sustentável — um forte indício de que a urbanização e o meio ambiente andam juntos. Isso pode ser notado no dia a dia dos moradores por meio das ciclovias e dos parques bem cuidados, que evidenciam a forte cultura de preservação ambiental que existe na capital do Paraná.
O Jardim Botânico talvez seja o melhor exemplo disso. Cartão postal da cidade, ele encanta a todos tanto pela sua infraestrutura — como é o caso da sua estufa de vidro icônica — quanto pela beleza da natureza no local. Além de fazer piqueniques e tirar belas fotos, o lugar convida o visitante a conhecer mais sobre diversas espécies de plantas tropicais, dando um caráter educativo ao passeio.