O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

Certificação do I Ciclo da Escola de Eletricistas 2024da Equatorial Maranhão foi marcada pela emoção

Com o propósito de contribuir para a formação de profissionais qualificados e ampliar a oferta de mão de obra especializada no setor elétrico, a Equatorial Maranhão realizou nesta terça-feira (05), em sua da sede, a cerimônia de Certificação do I Ciclo da Escola de Eletricistas 2024, turma São Luís, com a formação de 23 novos profissionais.

O programa de capacitação tem sido um marco na preparação de novos eletricistas, oferecendo formação voltada à operação e manutenção de redes de distribuição de energia elétrica. Desde o seu início em 2022, a Escola de Eletricistas da Equatorial Maranhão já formou, só no Maranhão, um total de 196 novos eletricistas.

O curso profissionalizante gratuito é promovido pela Equatorial Maranhão em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) e, neste ano, ofertou 75 vagas para o Maranhão, nos municípios de São Luís, Balsas e Bacabal. “Essa parceria com a Equatorial é vitoriosa e, até agora, já foram formados mais de mil profissionais na Escola de Eletricistas em vários estados, incluindo uma turma exclusiva de 25 alunas mulheres. Para o SENAI é uma satisfação podermos cumprir com a nossa missão, que é qualificar e formar a comunidade maranhense e entregar bons profissionais ao mercado de trabalho”, declarou Luciana Ferreira, Coordenadora Regional de Educação Profissional do SENAI-MA.

Na solenidade de certificação, o aluno Francisco das Chagas de Sousa Vieira foi o orador da turma e fez o juramento do eletricista: “Juro, exercer a profissão de eletricista, fiel aos preceitos de sai ética, respeitando as normas de segurança e firmeza de propósito” declarou.

Em seguida, Rafaela Ribeiro Martins, de 32 anos, foi homenageada como aluna destaque laureada e teve a surpresa de receber a família na solenidade. Ela foi premiada pelo Gerente de Gente e Gestão, Ytaquirate Soeiro; pelo Diretor de Gente e Gestão, Bruno Coelho; pelo Diretor de Relações Institucionais, José Jorge Soares; pelo Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, e pela representante do SENAI, Luciana Araújo. “Para mim, é gratificante poder chegar até aqui, porque ao longo desse processo foram feitas várias renúncias mas eu consegui, com a ajuda de Deus, da minha família, dos colegas que estiveram ao meu lado e do professor. A palavra que me resume agora é gratidão à Equatorial e a todos que participaram desse processo”, disse emocionada Rafaela.

Outra mulher formada pelo programa foi Senilha Silva Lima, de 33 anos, que garantiu estar bem preparada e muito animada para iniciar a carreira como eletricista. “Não foi uma trajetória fácil, foi muito difícil ao longo do curso e contei muito com a ajuda dos meus colegas. Tudo era novo para mim, mas gostei demais e reconheço a grande oportunidade que me foi dada pela Equatorial, esse programa veio para mudar a minha vida e agradeço muito por isso. Agora minhas expectativas são as melhores possíveis no mercado de trabalho, vou seguir me capacitando para ser uma profissional de excelência”, declarou a nova eletricista.

O Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, parabenizou todos os novos eletricistas formados e ressaltou a importância do programa poder contar cada vez mais com mulheres como eletricistas. “Nosso programa já é uma referência nacional na formação profissionalizante de eletricistas. Eu fico muito feiz quando vejo as mulheres entre os formandos. Estou no setor elétrico há mais de 30 anos e afirmo com toda a certeza como as mulheres fizeram falta nesse setor. Esta inserção feminina no setor elétrico é importante e necessária”, afirmou o Presidente da Equatorial Maranhão.

Participaram da solenidade os parceiros da Equatorial: Antônio Simões, Gerente de Contratos da Parceria Engenharia, Pedro Fonseca, Diretor da empresa DPL e Luís Freire, Gerente da empresa Dínamo Engenharia. Também estiveram presentes os ex- alunos do programa: Ana Carolina e Fabrício Pereira, que hoje trabalham na DPL; além de Elson e Diego, que trabalham na Dínamo. Eles falaram sobre o mercado de trabalho para os eletricistas e atestaram a importância dessa formação para a conquista da sonhada empregabilidade.

“A qualidade dos nossos serviços está diretamente ligada à qualidade dos nossos profissionais. Por isso, esse programa Escola de Eletricistas é tão importante para o mercado de trabalho e para nossas empresas. Contar com essa mão de obra tão bem qualificada faz toda a diferença”, ressaltou Luís Freire, Gerente da empresa Dínamo Engenharia.

A qualificação teve carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que tem como objetivo apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida.

É com programas como a Escola de Eletricistas que a Equatorial trabalha pelo futuro, todo dia. E busca transformar a realidade de milhares de pessoas no Maranhão, atuando muito além da distribuição de energia elétrica. Promover a educação de qualidade é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS 4) que a Distribuidora se comprometeu em participar ativamente, como signatária do Pacto Global da ONU.

Sobre o Programa Escola de Eletricistas da Equatorial
O programa integra a plataforma E+, idealizado pela Equatorial Maranhão, que já formou mais de mil alunos como Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica.

Na edição de 2024, o Programa foi ampliado para mais municípios, totalizando 20 cidades, onde serão realizadas 23 turmas de formação e qualificação profissional, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas e Goiás.