BALSAS – Grupo Reflexivo de campanha de trânsito tem aula inaugural
Como parte da campanha “Juntos Fazemos o Trânsito”, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) realizou na manhã desta segunda-feira, 4, no Salão do Júri do Fórum de Balsas, a aula inaugural do II Grupo Reflexivo da iniciativa, destinada a autores de infrações de trânsito no município. Treze infratores participaram da ação. Em Balsas, já existe outro grupo reflexivo, cuja atividade inicial ocorreu em 11 de junho deste ano.
A iniciativa é coordenada pelos titulares das Promotorias de Justiça da comarca, Tiago Carvalho Rohrr (4ª), Dailma Maria de Melo Brito Fernandez (1ª) e Antônio Lisboa de Castro Viana Júnior (2ª).
Durante a aula, foi discutida a importância da segurança no trânsito e os participantes foram alertados quanto aos riscos dos delitos na circulação de veículos, condutores, ciclistas e pedestres.
SOBRECARGA
A campanha foi motivada pelo elevado número de acidentes registrados em Balsas. A cidade recebe diariamente visitantes das regiões vizinhas, o que contribui para o aumento da frota de veículos na cidade, sobrecarregando a infraestrutura viária.
Além disso, o comportamento inadequado de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres influi para o aumento dos acidentes de trânsito. Esses incidentes geram consequências negativas, como sobrecarga nos leitos hospitalares. O hospital local também atende pacientes de 13 municípios vizinhos e enfrenta crescente demanda.
ENCONTROS
O II Grupo Reflexivo terá outros encontros, nos dias 11, 18 e 25 de novembro e no dia dois de dezembro.
Além dos promotores de justiça, participaram da atividade a assistente social do MPMA, Fernanda de Cássia Fonseca; o comandante local da Polícia Militar do Maranhão, coronel Gilberto Brito; o integrante da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Sammuel Rocha; o comandante da Guarda Municipal, Mizael Silva, e as representantes do Núcleo Psicossocial do Fórum de Balsas, Ana Sheila Muniz e Linayra Lima.