Como o Maranhão mantém alunos na escola e melhora a qualidade do ensino – Boas Práticas de Educação do Selo UNICEF são divulgadas em encontro estadual
Será lançado nesta terça-feira (05), no Centro de Convenções da UFMA, o II Almanaque de Boas Práticas de Educação no Selo UNICEF – Municípios Maranhenses que reúne experiências exitosas, desenvolvidas por Secretarias Municipais de Educação nos últimos 4 anos, para o retorno e permanência de crianças e adolescentes na escola.
O objetivo da publicação realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com parceria implementadora do Instituto Formação e parceria da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), é estimular, reconhecer e divulgar iniciativas exemplares desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Educação do Maranhão. Essas iniciativas têm promovido ações inovadoras em áreas como Busca Ativa Escolar, segurança sanitária nas escolas, campanhas educativas e recomposição de aprendizagens, buscando assegurar a educação de qualidade para crianças e adolescentes maranhenses.
A publicação reúne uma coletânea de textos e fotografias de iniciativas transformadoras em educação, desenvolvidas por 84 municípios do estado. Com editorias especiais como Educação, Arte e Cultura, Educação e Esportes, Educação no Enfrentamento ao Racismo, e Educação e Saúde, o almanaque celebra ações intersetoriais que ampliam o acesso e fortalecem o direito à educação. Esses projetos promovem não só a aprendizagem, mas também uma infância mais digna e inclusiva, refletindo o compromisso das gestões municipais em garantir oportunidades igualitárias para todos os alunos.
Em um estado onde os desafios educacionais são vastos, o lançamento do almanaque reforça a importância de compartilhar práticas exemplares para inspirar novas iniciativas. O Maranhão, que teve o segundo maior índice de retorno escolar no Nordeste entre 2020 e 2021, segundo dados do UNICEF, é um exemplo de como o esforço coletivo pode transformar o panorama educacional. Com a união de escolas, secretarias e comunidades, as ações destacadas no almanaque ajudam a construir um futuro com mais cultura, esporte, educação, e assistência para crianças e adolescentes.
As boas práticas em educação serão divulgadas durante o 3º Ciclo Formativo Estadual do Pacto Pela Aprendizagem, dias 05 e 08 de novembro, no Centro de Convenções da UFMA, com a presença de gestores, articuladores pedagógicos, formadores e demais profissionais da educação, com foco no fortalecimento das práticas pedagógicas e articulação entre as redes de ensino regionais e municipais.
O II Almanaque de Boas Práticas é um convite para conhecermos as experiências que têm feito a diferença nas escolas maranhenses e serve como fonte de inspiração para gestores, educadores e toda a sociedade que acredita no poder da educação para transformar vidas.