Gratuito e aberto ao público, Festival de Invenção e Criatividade acontece dia 7 de novembro em São Luís
A quarta edição do FIC São Luís, evento dedicado a celebrar e promover práticas de Aprendizagem Criativa, acontece dia 07 de novembro, das 07 às 17h30, na Praça Maria Aragão, durante a 17ª Feira do Livro de São Luís. Este ano, o propósito do evento é despertar novos olhares para o protagonismo infantil. Crianças, jovens, seus familiares e educadores serão convidados a trocar experiências e aprender explorando materiais e tecnologias de forma descontraída e mão na massa.
A entrada é gratuita e livre para toda comunidade.
Durante o FIC São Luís, o público será convidado a participar de oficinas de xadrez, brinquedos reciclados, Scratch e Octo Studio, arena de robótica e assistir a apresentações musicais, entre outras atrações.
Confira a programação completa do FIC São Luís aqui. O FIC São Luís é organizado pelo Núcleo São Luís da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís e a Secretaria Municipal de Cultura de São Luís e apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Dom Bosco (UNDB), Faculdade EDUFOR , Instituto Federal do Maranhão (IFMA)/ campus de Itapecuru Mirim, Instituto Mariana, e Psicoclínica.
“O FIC São Luís oferece uma oportunidade para as pessoas vivenciarem uma forma diferente de aprender que é, ao mesmo tempo, criativa, exploratória e apaixonante. Será um momento em que erros serão tão bem-vindos quanto acertos e que todos poderão soltar a imaginação e criar, pensar na solução para problemas”, diz Janine Schultz, diretora executiva da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).
Sobre a RBAC – A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é uma organização brasileira do terceiro setor sem fins lucrativos que tem como missão criar, apoiar e conectar iniciativas que tornem a educação mais mão na massa, criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva para crianças e jovens de todo o país. Fundada em 2015, trabalha em parceria com o Lifelong Kindergarten (LLK), um grupo de pesquisa do MIT Media Lab, onde foi criada a abordagem pedagógica da Aprendizagem Criativa e onde germinou a ideia de criar RBAC. Em conjunto com o LLK e outros parceiros de renome nacional e internacional, como a Scratch Foundation e o ChangeX, a Rede promove o acesso a novas ideias e práticas educacionais, além da troca de experiências entre todos na comunidade, e desenvolve atividades e iniciativas para colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem.