"
Geral

Escolhidas as seções que passarão pela auditoria nas urnas eletrônicas no segundo turno em Imperatriz

Em solenidade realizada na sede do TRE, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realizou sorteio para a escolha das  seções eleitorais que serão submetidas ao Teste de Integridade com e sem biometria e ao Teste de Autenticidade dos Sistemas no domingo, dia 27 de outubro, segundo turno das eleições que ocorre em Imperatriz. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Youtube e acompanhada de forma remota pelos juízes, servidoras e servidores das zonas eleitorais de Imperatriz e pela auditora Elisiane Alencar Diniz.

Na presença do Ministério Público, a coordenadora da Comissão de Auditoria, servidora Luciana Linard,  explicou que foram definidas 6 urnas para o teste de integridade, sendo 1 delas com biometria; e 2 urnas para o teste de autenticidade, obedecendo o disposto no § 5º do art. 59 da Resolução nº 23.673/2021 do TSE. Ainda de acordo com a Resolução, das seis urnas para o teste de integridade, três serão da 33ª Zona Eleitoral e três da 65ª Zona Eleitoral. 

Linard também explicou que a Comissão de Auditoria, com base no poder discricionário que lhe confere a resolução, definiu que a urna a ser submetida ao teste de integridade com biometria será a da 830ª Seção Eleitoral, da 65ª Zona, de Imperatriz, instalada na Faculdade Imperatriz (FACIMP), localizada na Avenida Prudente de Morais, 110, Residencial Cinco Estrelas, na zona urbana do município, que possui 395 eleitores.

As seções escolhidas para o Teste de Integridade que ocorrerá dia 27 de outubro, das 8h às 17h,  no auditório Irtes Cavaignac da sede do órgão, foram:

SEÇÃOZONA ELEITORALELEITORESLOCAL
688ª33ª387Escola Darcy Ribeiro
736ª65ª311Escola Municipal Machado de Assis
745ª33ª381Escola Municipal Marechal Rondon
516ª65ª325Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMA Sul
879ª33ª393Centro de Ensino Marjones Lobão

Na mesma ocasião foi definido que as seções 549 da 65ª zona eleitoral, localizada na Escola Municipal Fernanda Branco Oliveira e a 855 seção da 33ª zona eleitoral, localizada na Escola Costa e Silva, serão submetidas ao teste de autenticidade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas. Esta auditoria ocorrerá no dia da eleição convencional pelo menos 1 hora antes do início da votação.