O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

SESI-MA dá largada para maior Torneio Regional de Robótica LEGO ® da sua história

SÃO LUÍS – Lançada nesta terça-feira (22/10), a temporada 2024/2025 do Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League Challenge (FLL) – Regional Maranhão, que ocorre nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2025, em São Luís, no Multicenter Negócios e Eventos. A competição realizada pelo SESI Maranhão já é a maior do Brasil em número de equipes em um evento único. Estudantes de oito estados, do Pará ao Paraná, com idade entre nove e 18 anos, de escolas públicas e privadas, se preparam para encontrar soluções para problemas desafiadores, como aquecimento das águas, poluição marinha, sobrepesca e destruição dos habitats marinhos. Para isso vão utilizar a robótica como a principal arma de educação e inovação.

O tema desta temporada é ‘Submerged’. Centrado na vida marinha, uma preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU), estudantes de todo o mundo estão sendo treinados para apresentar soluções em robótica para um mundo com oceanos limpos e saudáveis. Nesta temporada, concorrem em torno de120 equipes do Maranhão, Piauí, Pará, Paraíba, Paraná, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Além da FLL, há equipes também na modalidade da F1 in Schools, além da demonstração da FIRST® Tech Challenge (FTC). O SESI Maranhão participará com 87 competidores nas modalidades e 11 técnicos. Na temporada passada, uma equipe da Escola SESI São Luís foi classificada para concorrer com mais de 60 equipes do mundo todo na fase internacional do torneio, em Houston, Estados Unidos.

Durante o lançamento, os alunos do SESI-MA expressaram suas expectativas para a nova temporada. Larissa Dutra destacou que os desafios relacionados à exploração do oceano exigem pesquisas e dados de qualidade: “Minha equipe e eu priorizamos sempre as melhores pesquisas e fatos. Apesar de ser uma temporada desafiadora desde o início, estamos otimistas devido à nossa preparação, tanto na construção do projeto quanto nos desafios de mesa”. Davi Arraes Góes, da equipe Dracarys, compartilhou o otimismo: “O tema desta temporada é muito amplo e uma grande fonte de conhecimento. Acredito no potencial da minha equipe e estou confiante de que podemos ir além, com o objetivo de alcançar o torneio internacional.”

COMPETIÇÃO REGIONAL – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do SESI-MA, Edilson Baldez, deu a largada desta temporada ontem (22), em cerimônia realizada no SESI Casarão da Indústria. “Essa é uma jornada vencedora porque a competição incentiva ir além do pódio e leva nossos estudantes e futuros profissionais a um novo patamar, de inovação, criatividade e uso de tecnologias como inteligência artificial. A metodologia do SESI faz com que as nossas escolas, por exemplo, não tenham mais problemas como a evasão. E o Projeto Prototipando Sonhos está disseminando essa mesma metodologia em escolas públicas. Os estudantes aprendem brincando, se divertindo e assim se desenvolvem na mesma velocidade das exigências atuais, como é o caso da Indústria 4.0”, avaliou Baldez.

EDUCAÇÃO INOVADORA – O superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, informou que o torneio contará com dois campeonatos simultâneos: um para escolas públicas e privadas e outro exclusivo para o SESI, com a participação de equipes dos oito estados. Diogo explicou que o Maranhão atingiu a marca de 100 equipes inscritas no torneio somente na categoria FLL, refletindo o crescente interesse pela ciência e tecnologia impulsionados pelo apoio da presidência da FIEMA e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA), que é parceira do Prototipando Sonhos.

“A robótica não só promove aprendizado, mas também inspira crianças a sonhar com uma educação melhor e novas possibilidades no futuro do trabalho. A robótica no Maranhão atua como um projeto revolucionário na educação, pois esta é uma iniciativa que integra diversas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), combinando tecnologia, inclusão e valores em um ambiente interativo e dinâmico. Este projeto proporciona múltiplas abordagens e respostas, promove uma rica exploração coletiva onde todos aprendem e compartilham conhecimento, ampliando significativamente o impacto educacional para além das nossas expectativas iniciais”, avaliou Diogo.

A democratização do ensino da robótica pelo SESI-MA só está sendo possível graças à parceria com a FAPEMA. Arnodson Campelo, diretor administrativo financeiro da Fundação, representou o presidente Norman Wall, e enfatizou o interesse e dedicação na condução do Projeto Prototipando Sonhos. “A FAPEMA distribuiu R$ 1 milhão em bolsas de incentivo para que os estudantes de escolas públicas possam aprender com a robótica”, frisou. Na ocasião, foram entregues os kits de robótica para as equipes de todo o estado que integram o projeto.

Por meio de vídeo, o operador oficial dos Torneios da FIRST® LEGO® League, Marcos Sousa; Luciana Baroni, operadora nacional da FTC e FRC, e a operadora nacional da F1 in Schools, Jane Ortega, participaram do lançamento. Para eles, a cada temporada o SESI-MA surpreende.

Além das modalidades FLL e F1 in Schools, que integram a Regional aqui no estado, o SESI-MA ainda participa da FIRST® Robotics Competition (FRC) com uma equipe, na etapa nacional. A categoria de competição de robótica do SESI envolve a construção e programação de robôs de porte industrial.

Emmelly Teixeira, da equipe Colossus, destacou o orgulho de ser a única representante da modalidade FRC no estado: “Somos a única equipe de FRC do nosso estado e já estamos classificadas para o nacional. Estamos desenvolvendo projetos sociais e nos preparando para essa etapa, desenvolvendo nosso projeto social, com o objetivo de cumprir nossas metas e conseguir um prêmio.”

Entre os convidados da cerimônia de lançamento participaram presencialmente pela FIEMA: João Batista Rodrigues, 2º diretor financeiro; José Orlando Soares Leite Filho, diretor suplente; e Francina Rosa, diretora; além de Michele Frota, coordenadora regional do IEL e César Miranda, superintendente da FIEMA. O prefeito de Alcântara Nilvado Araújo, o deputado estadual Fernando Braide e a primeira-dama de São José de Ribamar, Gilvana Duailibe também estiveram presentes, além de outros convidados.