Alunos de escolas públicas e privadas de São Luís participam da Feira de Miniempresas da JA Maranhão
Alunos de escolas públicas e privadas de São Luís participaram, no último sábado (19), da Feira de Miniempresa como parte do Programa Miniempresa promovido pela Junior Achievement Maranhão. A atividade reuniu cerca de 50 alunos que puderam expor e comercializar produtos desenvolvidos por eles ao longo de jornadas semanais do programa, que tem por objetivo incentivar o empreendedorismo juvenil. Os estudantes puderam aprender sobre a abertura de uma empresa e sobre as áreas de administração, finanças, mercado, produção e marketing.
O Programa Miniempresa, um dos principais projetos da Junior Achievement, tem como objetivo fomentar o espírito empreendedor entre estudantes do ensino médio, proporcionando a experiência prática de criar e gerenciar um negócio. Durante a feira, os visitantes poderão conhecer e adquirir artigos confeccionados pelos alunos, que aplicaram os conhecimentos adquiridos nas jornadas.
A estudante da Escola 2 de julho, Sarah Braga, da miniempresa ecolumini, disse que o produto desenvolvido por sua equipe – luminárias ecológicas à base de cano PVC reaproveitável – teve por objetivo conscientizar sobre o respeito ao meio ambiente. “Estamos envolvidos com essa causa, pois o mundo passa por um momento muito difícil e que o meio ambiente está necessitando de ajuda”, disse.
Quem também gostou da experiência foi o aluno do Colégio Vicente Maia, Natanael Santos, que, ao lado dos colegas, produziu pulseiras e colares de miçangas. “A experiência é muito boa porque desde cedo já aprendemos como funciona uma empresa e nós aprendemos fazendo. Se tem algum problema a gente tem que resolver”, descreve.
A criatividade foi um marco na edição da feira de miniempresas deste ano. Alunos do Colégio Educallis, por exemplo, desenvolveram velas aromáticas com uma playlist especial e batizaram o produto de SpotiCandle. “A nossa proposta é proporcionar uma experiência agradável para o nosso cliente, proporcionando um ambiente acolhedor, aromático”, disse a estudante Rayka Oliveira.
O diretor executivo da JA Maranhão, Saulo Nunes, destaca que o objetivo do projeto é levar ação empreendedora para jovens do ensino médio que, ao longo de 15 semanas recebem o conteúdo teórico a partir do apoio de voluntários, muitos deles empresários.
A presidente da JA Maranhão, Gina Carneiro, pontua a importância do programa que, no Maranhão, é implementado pela JAMA, com 20 anos de atuação no estado. “Nós só podemos mudar a realidade através da educação e através do trabalho. Os alunos estão podendo ter essa experiência, essa vivência através das nossas jornadas durante as quais aprendem sobre como gerir o próprio negócio”, explica Gina.
Além da exposição e venda de produtos, a Feira da Miniempresa, organizada pelo Núcleo de ex-alunos da Junior Achievement Maranhão (NEXA), contou com uma série de palestras voltadas ao empreendedorismo e inovação, destinadas tanto aos participantes quanto ao público geral.