Alunas dos IEMAs começarão nova maratona de criação de games com apoio do UNICEF no Maranhão
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) iniciam, nesta sexta-feira (18), mais uma fase de uma iniciativa inovadora de tecnologia voltada para meninas: a preparação para o II Game Jam das IEMANAS. Por meio da formação “Playing, Learning, Earning” (jogando, aprendendo, ganhando), professores das 44 unidades do IEMA no Maranhão serão capacitados para atuar como técnicos nas equipes que participarão da maratona de desenvolvimento de jogos.
O treinamento será realizado no IEMA Pleno Rio Anil, das 8h às 17h, com a mediação de Gustavo Pugliese, especialista de Educação do Escritório de Inovação do UNICEF, localizado em Estocolmo, Suécia. Pela primeira vez, todas as unidades do IEMA do Maranhão estarão envolvidas, ampliando o impacto do projeto, que busca conectar meninas ao universo da tecnologia e aumentar a presença feminina nas áreas de STEAM (sigla em inglês para: Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática).
A capacitação visa preparar os professores das equipes locais, contribuindo diretamente para o fortalecimento das habilidades tecnológicas das estudantes, abordando questões de mentoria no ensino de games com foco em meninas. A iniciativa é parte do projeto global GameChangers Coalition, liderado pelo Escritório de Inovação do UNICEF, e integra a estratégia 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo UNICEF no Brasil. O II Game Jam das IEMANAS reforça a importância da inclusão digital e da diversidade de gênero nas áreas tecnológicas, abrindo novas oportunidades para as meninas do Maranhão.
Meninas em foco
Para Gustavo Pugliese, o Game Jam será um espaço para que as meninas do estado desenvolvam jogos em uma maratona de dois dias, quando terão se familiarizado ainda mais com o universo da tecnologia. “O principal objetivo é trazer as meninas para as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Usamos games para isso, porque quando elas estão desenvolvendo games, também desenvolvem essas habilidades. Metade dos jogadores de videogames são mulheres e meninas, mas apenas um quarto dos profissionais que trabalham na indústria são do gênero feminino. Transformar essa indústria e torná-la mais igualitária ajuda a criar um ambiente mais seguro para as meninas, tanto nos espaços de jogos quanto em termos de representatividade dentro dos próprios jogos”, ressalta Pugliese.
“O II Game Jam das IEMANAS representa um passo significativo na inclusão de meninas nas áreas de tecnologia e inovação. Este evento não só capacita nossas estudantes para o desenvolvimento de jogos, mas também as empodera, mostrando que elas têm um papel fundamental no futuro digital. Estamos entusiasmados em ver todas as 44 unidades do IEMA unidas em torno dessa iniciativa, que promove não apenas o aprendizado técnico, mas também a construção de uma comunidade mais igualitária e diversificada no campo da tecnologia”, destacou a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz.
Games desenvolvidos
Em sua primeira edição, em 2023, o I Game Jam das IEMANAS teve como tema o cuidado e a preservação do patrimônio histórico, ambiental e identitário do Maranhão. O game ‘Aelória – A Missão Planetária’, simulando a criação de um novo planeta habitável para a raça humana, conquistou o 1o lugar, e foi desenvolvido pelas alunas do IEMA São Luís, Hevelyn Fernanda Serra, Florismar da Silva, Isabelle Stefany Silva, Alícia Ester Bezerra, Mayla Beatriz Santos e Vivian Mariane Reis. “Muitos dizem que o nosso planeta, daqui a alguns anos, não vai ser mais habitável”, disse Florismar, aluna do curso de desenvolvimento de sistema. Por conta disso, a personagem principal do game, Zoe, parte em busca de um novo planeta e encontra o Aelória. “Então, ela começa a missão de desvendar e construir nele um novo lar para as pessoas”, contou a estudante.
Em 2024, o tema será anunciado a toda a rede IEMA no lançamento público da segunda edição do Game Jam das IEMANAs. As equipes vão mandar previamente seus projetos e protótipos para avaliação. Aquelas alunas que passarem para a segunda etapa, participarão de dois dias de maratona em São Luís, terminando o protótipo com a mentoria de um professor de cada unidade do IEMA.
Parceria estadual
A iniciativa em parceria UNICEF e IEMA/SEDUC/Governo do Estado do Maranhão é parte do acordo de colaboração assinado entre o governo estadual do Maranhão e o UNICEF. “Temos atuado em conjunto para fortalecer as habilidades e capacidades na segnda década da vida de meninas e meninos”, explica Ofélia Silva, chefe do escritório do UNICEF no Maranhão. “Unir maior apoio à aprendizagem para meninas adolescentes com tecnologias modernas, em um ambiente divertido e engajador, é um dos melhores investimentos que a sociedade maranhense pode fazer no presente e para o futuro”, completa Gustavo Pugliese.
Sobre o evento
Data: 18 de outubro de 2024
Local: Biblioteca do IEMA Pleno Rio Anil, das 8h às 17h
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais acessando o site oficial e acompanhe as ações da organização no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.