"
Saúde

Descer do salto faz bem para a saúde!

Quem nunca sofreu com dores nas costas depois de um dia inteiro de salto alto? A advogada Ana Carolina sabe bem o preço que a moda pode cobrar da saúde. “Usar salto alto era parte do meu uniforme, mas as dores na coluna viraram minhas companheiras de trabalho”, confessa.

Ana, assim como muitas mulheres, já percebeu que a beleza não pode ser inimiga do bem-estar. “A postura fica toda torta, a coluna sofre demais. É hora de repensarmos os padrões e darmos um basta nesse sofrimento”, afirma. 

A história da advogada é só um exemplo de como a busca pela perfeição estética pode ter consequências sérias para a saúde. O ortopedista e professor da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), Marcus Fernandes, explica a importância de que mulheres que utilizam esse tipo de calçado diariamente estejam atentas aos riscos, que incluem desde alterações posturais até deformidades nos pés.

“O uso diário do salto alto traz prejuízos para o pé, para a coluna e para a postura da pessoa que está usando”, explica o professor. Ele destaca que o uso excessivo pode provocar dor na coluna, encurtamento do músculo da perna e calosidades, além de deformidades no antepé, como o joanete. “Complicações como alterações da postura, dor na coluna e calosidade são alguns dos problemas mais comuns”, pontua.

O ortopedista enfatiza a importância de evitar o uso diário desses calçados, propondo uma alternância com sapatos mais confortáveis e palmilhas adequadas. “O ideal é que você não use diariamente, mas alterne sapatos mais confortáveis com o uso do salto alto”, recomenda. Ele ainda sugere que o salto ideal para evitar complicações deve variar entre 3 e 5 centímetros.

PREVENÇÃO

Sobre a prevenção dos problemas, o ortopedista recomenda exercícios de alongamento para as pernas e fortalecimento da musculatura da coluna, ajudando a aumentar a estabilidade corporal. Ele também menciona que não existe um tempo específico em que o uso de salto alto seja considerado seguro. “Não há um tempo definido, mas deve haver alternância entre sapatos mais confortáveis e o salto alto”, esclarece.

Marcus Fernandes finaliza reforçando a necessidade de uma postura consciente ao usar saltos. “Quando você coloca o salto alto, anda na ponta do pé, rompendo a ergonomia natural do corpo. Isso força a coluna e pode gerar problemas ao longo do tempo”, conclui.