Maranhão contará com transporte de fertilizantes por caminhões movidos a GNL
A Yara Brasil, líder global em nutrição de plantas, e a VirtuGNL, referência no setor de logística com foco na descarbonização de frotas, estabeleceram uma parceria para a utilização de caminhões movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito) no processo de logística de distribuição de fertilizantes. A assinatura do contrato aconteceu na semana passada no Rio de Janeiro durante a Rio Oil & Gas, com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho. O acordo representa um avanço importante para a implementação de soluções logísticas sustentáveis na indústria de fertilizantes.
A operação será iniciada pelo Maranhão, com previsão de expansão para outros estados. O GNL é obtido através do resfriamento do gás natural à temperatura aproximada de -160 ºC, reduzindo em cerca de 600 vezes o seu volume, viabilizando assim o transporte para longas distâncias, em uma autonomia de cerca de 1200km. O escopo prevê o transporte de 50.000 toneladas de fertilizantes por ano, a partir de janeiro de 2025, utilizando caminhões movidos a GNL reduzindo em 20% as emissões de gases de efeito estufa (CO2) e em 90% a emissão de NOx e SOx (gases nocivos à saúde).
A VirtuGNL e a Yara Fertilizantes trabalharão juntas para estabelecer um modelo de logística que não apenas atende às demandas de mercado, mas também contribui significativamente para a preservação ambiental. Esta colaboração reforça o papel crescente das soluções sustentáveis na transformação dos processos logísticos e estabelece um novo padrão para a indústria.
“Estamos entusiasmados com essa parceria, a Yara é uma empresa que compartilha nosso compromisso com a descarbonização”, diz José de Moura Jr., CEO da VirtuGNL. O GNL apresenta custos competitivos, com menor custo de operação, manutenção e armazenagem, além de ganhos de eficiência na combustão quando comparado a outros combustíveis.
A Yara vê a parceria como uma extensão natural de sua estratégia de sustentabilidade e uma forma de acelerar sua agenda de eficiência operacional com baixa emissão. “Estamos felizes em fazer parte desse grande projeto de descarbonização de logística, em linha com nossa ambição de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza. A adoção de uma matriz de transporte mais eficiente, de menor custo e impacto é fundamental para nos tornarmos uma empresa neutra em carbono até 2050” afirma Alberto Rodrigues, diretor de Logística da Yara Brasil.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.
Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.