Utilizar equipamentos de forma racional ajuda na redução da conta de luz
O valor da conta de luz é um tema em debate nos lares brasileiros e agora tende a gerar mais preocupação já que a conta de energia elétrica fica mais cara a partir desta terça-feira (1).
Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o estágio tarifário mais alto do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o preço para cada 100 quilowatts-hora consumidos passa de R$ 4,463 para R$ 7,877. A decisão foi anunciada na última semana e tem como fator principal o risco hidrológico, com reservatórios baixos, além da elevação do preço da energia no mercado, impactada pelo custo do que foi produzido e não contratado.
Sendo assim, os consumidores começam a pensar em alternativas de fontes de energia, como a solar, ou métodos simples para economia no orçamento mensal. De acordo com a professora do curso de Engenharia da Faculdade Pitágoras, Carliane Rodrigues, alguns hábitos e técnicas podem ser adotadas pelos usuários, mas é preciso ter atenção. “A princípio, na busca da economia, pode parecer estranho quando falamos da aquisição de equipamentos que, inicialmente dependem de um investimento maior, mas a verdade é que, a médio prazo, devido à redução progressiva do valor da fatura de energia eles são ótimos aliados na economia”, orienta.
A profissional orienta que medidas simples devem ser observadas no momento de adquirir um novo aparelho, como observar se o aparelho possui certificado do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL). “Lembrando que os selos com classificação ‘A’, são considerados mais eficientes e ainda ajudam o meio-ambiente” afirma.
Entre as formas de economizar energia, Carliane destaca que é preciso atenção com os eletrodomésticos. “Quanto à geladeira, é importante adotar práticas como verificar se a borracha da geladeira apresenta boa vedação, além de mantê-la longe de fogões e da parede. Já quanto ao chuveiro, é recomendado diminuir o tempo de banho para sentir o menor peso nos bolsos”, pontua.
Para usar a energia de maneira consciente, a professora indica que, se possível, deve-se dar preferência a ventiladores pois são mais econômicos e podem consumir até 80% a menos em potência (watts) do que um ar-condicionado de 7.500 BTUs ou 2.197 watts além de considerar o horário de pico de consumo em que se deve regrar a utilização destes.
Energia Solar
De acordo com a pesquisa do IPEC, 5% dos brasileiros têm buscado por fontes renováveis para evitar os aumentos da conta de luz. A energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica. Por ser considerada uma fonte limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.
Sobre a FACULDADE PITÁGORAS
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho.