"
Giro de Noticias

Instituto Unibanco, Secretaria de Educação do Maranhão e Consórcio Amazônia Legal promovem parceria para formação de diretores de escolas estaduais

 O Instituto Unibanco, a Secretaria de Educação do Maranhão e o Consórcio Amazônia Legal acabam de lançar uma parceria para promover desenvolvimento profissional e valorização dos diretores escolares do estado. A iniciativa visa contribuir para o avanço na qualidade da educação do Maranhão. O webinário de lançamento da parceria aconteceu no dia 26, em formato virtual, e pode ser acessado neste link.

A trilha formativa, que será desenvolvida de 2024 a 2026, tem carga horária de 192 horas, composta por 4 cursos, cada um de 48 horas é on-line e é dirigida a diretores, gestores escolares e técnicos pedagógicos das Superintendências Regionais de Educação (SREs) e da Seduc.

De acordo com o coordenador de Inovação em Políticas do Instituto Unibanco, Caio Callegari, o objetivo da parceira é oferecer oportunidades contínuas de formação e aprimoramento educacional e escolar para apoiar e valorizar o trabalho dos gestores, focando na adoção de práticas mais efetivas para a aprendizagem e permanência dos estudantes nas escolas. “A função de gestor escolar é uma das mais desafiadoras e uma das mais cruciais para o desenvolvimento sustentável do nosso país e precisa ser valorizada como tal”, constata.

Na ocasião, Jandira Dias, secretária de Educação do Maranhão, falou sobre a importância da parceria e seu impacto positivo na educação do estado. “Além de termos gestores qualificados teremos líderes, pois terão a oportunidade de participar desse programa de desenvolvimento e valorização de suas funções e assim aprimorar continuamente suas habilidades. Tenho certeza de que teremos impactos muito positivos nas nossas escolas”.

Para a supervisora de Gestão Escolar da SUPGE/SEDUC-MA, Eliziane Carneiro, “a valorização profissional dos gestores escolares converge com os objetivos da Secretaria de Educação do Maranhão para com as práticas pedagógicas”. A secretária-adjunta da gestão do ensino da aprendizagem da SEDUC-MA em exercício, Patrícia Maria de Mesquita Souza, acrescenta que “a formação continuada tem uma relevância estratégica uma vez que a atuação desses profissionais tem influência positiva na qualidade das experiências para o bom desempenho dos nossos estudantes. É um convite para visitarem as melhores práticas de gestão e, ao mesmo tempo, terem a oportunidade de resignificá-las à luz das discussões mais atuais relacionadas ao tema”.

Segundo Anderson Lindoso, subsecretário de Estado da educação, a educação precisa de formação continuada para que os gestores estejam sempre atualizados e aprimorando suas habilidades. “As evidências demonstram que parte importante do sucesso das instituições de ensino está na gestão escolar. Por isso, precisamos acompanhar e estar sempre próximos, trazendo as melhores experiências para, juntos, encararmos os desafios”.

Já Beatriz Narita, coordenadora de parcerias e câmaras setoriais do Consórcio Amazônia Legal, destacou a importância de fortalecer as políticas de gestão escolar e valorizar os gestores das redes públicas da Amazônia Legal. “Investir no desenvolvimento profissional e valorização melhora não apenas a gestão como também ajuda na criação de um ambiente escolar mais inclusivo e eficaz. Essa é uma ação que vai contemplar todos os estados, não somente o Maranhão, e consideramos importante para garantir uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento sustentável da região da Amazônia”, diz.

O webinário também contou com a palestra” Liderança na Escola”, ministrada pelo jornalista Antônio Gois, colunista de educação do jornal O Globo e um dos fundadores da Associação de Jornalistas de Educação – Jeduca. “Algumas das práticas que fazem as ações de liderança eficazes consistem na pactuação de objetivos comuns, construção de um bom clima escolar, estreitamento de laços com a comunidade, foco no viés pedagógico e apoio ao desenvolvimento das pessoas. Esses e outros elementos têm contribuído muito para o aprimoramento tanto da gestão nas escolas quanto da aprendizagem dos estudantes”.

Os gestores escolares que tiverem interesse em participar podem se inscrever em Link.

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma organização sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública por meio do aprimoramento da gestão educacional. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Tem como valores: acelerar transformações, conectar ideias, valorizar a diversidade e ser orientado por evidências. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco.