Grupo Fribal está promovendo rodas de conversa com colaboradores no Setembro Amarelo
O mês de setembro é dedicado à prevenção ao suicídio e à saúde mental. E a campanha Setembro Amarelo tem inspirado inúmeras empresas a adotarem ações educativas, demonstrando uma crescente conscientização sobre essas questões e seu debate também no ambiente corporativo.
Um exemplo de empresa que abraça essa causa é o Grupo Fribal, que está realizando ações de conscientização de forma lúdica e criativa para abordar o tema.
Inspirada pelo filme “DivertidaMente”, a empresa promoveu um Diálogo Semanal de Segurança (DSS) com seus colaboradores sobre o Setembro Amarelo; destacando a importância de aceitar e respeitar todas as emoções como parte fundamental do bem-estar no ambiente de trabalho. No último dia 13.09, essa ação teve como público os colaboradores da Central Administrativa da Fribal.
Vale destacar que, ao longo desse mês, serão promovidas rodas de conversa com colaboradores das lojas Fribal, sendo conduzidas por psicóloga e profissional de saúde do trabalho; reforçando a campanha do Setembro Amarelo.
Nesses eventos, o enfoque do diálogo não é apenas a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, mas também a ativa participação dos colaboradores em práticas que promovam o equilíbrio emocional e bem-estar.
“Falamos sobre fatores de risco para a saúde mental, do estigma que ainda existe sobre esse tema e os principais sinais de quando alguém pode estar precisando de ajuda; e como entidades como o CVV (através do telefone gratuito 24h 188) pode ajudar pessoas em risco. Acima de tudo, enfatizamos a importância de cada um refletir e acolher suas próprias emoções e sentimentos; e sempre que necessário, pedir ajuda para que um problema emocional não se agrave”, explicou Aline Heloise Lima de Vasconcelos, Especialista de Gestão de Gente do Grupo Fribal.
Durante a atividade, também foi lembrado que todos os colaboradores da empresa podem contar com o “Fribal Acolhe”; um programa interno que está à disposição para o acolhimento e encaminhamento dos profissionais da Fribal que estejam necessitando de apoio para questões emocionais
Segundo psicólogos, a iniciativa de empresas como a Fribal pode ser um divisor de águas no combate ao estigma associado a questões de saúde mental no trabalho. Esses especialistas ressaltam que é fundamental que os ambientes de trabalho se transformem em espaços seguros, onde os colaboradores possam expressar suas emoções e buscar ajuda sem receios; e que iniciativas como essa do Fribal Acolhe contribuem significativamente para a diminuição de casos de depressão e ansiedade entre os profissionais, além de potencialmente reduzir as taxas de suicídio.