Combate e prevenção a obesidade no ambiente de saúde
O Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) promoveu uma palestra educativa sobre a Obesidade, voltada para colaboradores multidisciplinares, com duplo objetivo: Cuidar de quem cuida e também atualizar dados para que os profissionais de saúde possam atuar como multiplicadores no combate e prevenção da Obesidade, tanto no ambiente hospitalar, quanto fora dele.
Com o título “Obesidade: A Maior Doença do Século” o médico convidado Dr. Gutemberg Araújo trouxe dados atualizados – e alarmantes – sobre o crescimento da doença em todo o mundo.
Segundo pesquisa divulgada pelo site World Obesity em 2030 cerca de 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso e 26% estarão obesos. E até 2035 a Obesidade Infantil no Brasil será de 4,4%, índice bem acima dos Estados Unidos e da Argentina, segundo dados da Federação Mundial da Obsedidade. Como consequência da Obesidade Infantil, estão questões como Apneia; Diminuição da Auto Estima; Estrias, Problemas Respiratórios; Pés Chatos; Problemas Cardíacos, Aumento dos níveis de Colesterol e Triglicerídeos; Desvios de Coluna; Lesões nas Articulações; além de Riscos de Diabetes, Pressão Alta e Gordura no Fígado.
Como explicou o Dr. Gutemberg na palestra, entre os adultos sedentários, com má alimentação, e em especial aqueles que vivem sob altas doses de stress, é alta a incidência da Obesidade, a qual pode levar a consequencias graves:
“A obesidade é um fator de risco para diversas doenças crônicas. O excesso de peso é mais do que uma questão estética, é um precursor de condições médicas graves que podem diminuir significativamente a qualidade e expectativa de vida” disse ele.
Entre as principais doenças causadas ou agravadas pela Obesidade estão: Derrames (AVC); Catarata; Hipertensão Idiopática; Doença Coronariana; Diabetes; Dislipidemia; Hipertensão Arterial; Pancreatite Severa; Flebite; Osteoartrite; Doenças Hepáticas e Pumonares; Anomalias Giencológicas; e diversos tipos de cânceres – De Mama, Útero, Cervix, Cólon, Esôfago, Pâncreas, Fígado e Próstata.
Por tudo isso, toda iniciativa de combate à Obesidade é mais que necessária, uma vez que esse mal emerge como uma das principais ameaças ao bem-estar coletivo. Conceituada como uma doença crônica, que consiste no excesso de gordura corporal, a Obesidade pode se dar em níveis leve, moderado ou mórbido, dependendo do índice de massa corporal (IMC) registrado.
“A Obesidade é sem dúvida o mal do nosso século, e precisa ser combatida, inclusive no meio dos profissionais de saúde. No Brasil, a Obesidade atualmente é responsável por cerca de 168 mil mortes por ano. E mais, o excesso de peso e a Obesidade representam 75% de todas as causas de nortes atuais segundo dados da Unifesp. Isso é muito grave e o HSE-HSLZ está de parabéns por essa iniciativa de cuidar de quem cuida, conscientizando e ajudando a prevenir esse mal, também entre os seus profissionais multidisciplinares” destacou o Dr. Gutemberg Araújo.
Combater a obesidade requer uma abordagem multifacetada. E começa pelo acesso da população à informação e educação sobre o tema. E passa também pelas mudanças de hábitos, como a adoção de uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, que são fundamentais. Além disso, políticas públicas que promovam ambientes saudáveis e acessíveis são essenciais para possibilitar essas mudanças no estilo de vida da população.
O Dr. Gutemberg também abordou questões como as opções de tratamento de pacientes com Obesidade, que vão desde a adoção de dietas; à prática de exercícios físicos, uso de medicamentos e para os casos mais extremos, as cirurgias bariátrica e metabólica. Ele explicou ainda a diferença entre as duas:
“Na cirurgia metabólica ocorre o mesmo procedimento da cirurgia bariátrica. A diferença entre as duas é que a cirurgia metabólica visa melhorar a resposta fisiológica, trata as condições metabólicas e reduz o excesso de adiposidade. Já a bariátrica, tem como objetivo reduzir o excesso de peso. Com as metas para contenção de doenças como diabetes e hipertensão, em segundo plano” explicou o especialista.
O Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo ressaltou a importância da educação em saúde dentro das instituições médicas, incluindo o combate à Obesidade entre os profisisonais de saúde:
“É paradoxal que, enquanto cuidamos da saúde dos outros, muitas vezes negligenciamos a nossa própria.Por isso agradecemos ao Dr. Gutemberg Araújo por atender ao nosso convite e dedicar seu tempo e seu vasto conhecimento aos colaboradores do Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ). Todos nós saímos mais conscientes após essa palestra” declarou o Diretor Geral do Hospital do Servidor Estadual.