Plantão

FIEMA participa da solenidade magna em comemoração aos 170 anos da ACM

Na última quarta-feira, 28 de agosto, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) marcou presença na Solenidade Magna que celebrou os 170 anos de fundação da Associação Comercial do Maranhão (ACM). O evento ocorreu no Villa Reale Buffet, reunindo líderes empresariais e autoridades para celebrar o legado da mais antiga entidade empresarial do estado e a quinta do país. Representando o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, esteve presente o 1º secretário da entidade, Pedro Robson Holanda, que destacou a importância da parceria entre o Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e a ACM ao longo dos anos.

O evento da ACM foi liderado pelo presidente da entidade, Cristiano Fernandes, e, além de homenagens, contou com a participação de ex-presidentes, como Luzia Rezende, Júlio Noronha, entre outros, além da diretoria da entidade, representantes das principais entidades empresariais do Maranhão, gestores públicos, como Sebastião Madeira, chefe da Casa Civil do governo estadual, e Esmênia Miranda, vice-prefeita de São Luís, e da iniciativa privada. O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, prestigiou a celebração dos 170 anos da Associação.

Em toda a trajetória das entidades empresariais maranhenses, o Sistema FIEMA e a ACM têm colaborado em uma série de iniciativas que buscam fortalecer o setor produtivo maranhense. Mais recentemente, em 2020, dentre as ações mais relevantes, destaca-se o suporte conjunto oferecido às empresas locais para enfrentar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. A cooperação foi fundamental para manter a resiliência do setor produtivo e promover a retomada econômica no estado.

“Uma das iniciativas de maior impacto dessa parceria foi o programa Avança Maranhão, desenvolvido em conjunto com outras importantes entidades empresariais do estado. Por meio de consultorias, treinamentos e outras ações de apoio, o programa ajudou a mitigar os efeitos da crise e a preparar as empresas para um novo cenário econômico”, disse Pedro Robson Holanda.

Além do Avança Maranhão, o Sistema FIEMA e a ACM têm trabalhado em outras frentes para fomentar o desenvolvimento industrial e comercial do Maranhão, como no Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI/CEA). Entre as ações conjuntas, estão projetos de qualificação profissional, incentivo à inovação e modernização das empresas, e promoção de negócios no estado, sempre com o intuito de fortalecer a economia maranhense e gerar novas oportunidades.