FIEMA expande interiorização do Projeto Inova Sindicatos
Nesta semana, os consultores do projeto Inova Sindicatos, uma iniciativa da FIEMA, por meio do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), com o apoio do SEBRAE-MA e a execução do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), realizaram visitas a empresas nas cidades de Balsas, Campestre do Maranhão, Grajaú e São Raimundo das Mangabeiras.
As visitas foram conduzidas pelos consultores do IEL-MA, Catharine Sant’Anna e Raul Loiola, acompanhados pelo gestor do NAN/FIEMA, Thiago Pontes. Em Grajaú, eles visitaram a Fazenda Vida, da AVB, localizada a cerca de 120 km da cidade. Esta é a maior fazenda da região, com 19 mil hectares, dos quais 11 mil são dedicados ao plantio e colheita de eucalipto, além de abrigar cerca de 200 fornos para a produção de carvão.
“As visitas são de grande valia para a compreensão do funcionamento, da estrutura e da cadeia produtiva, além de identificar os desafios enfrentados pelas indústrias maranhenses, possibilitando buscar novas práticas e inovações para superar esses obstáculos e aumentar a competitividade”, disse Thiago Pontes, gestor do NAN/FIEMA.
Durante a visita, a equipe foi orientada por Wendel Lima, supervisor de segurança do trabalho; Herasmo Queiroz, gerente operacional; Jânio Leda, supervisor da Fazenda Vida; e Bruna Fernandes, presidente do SICAM (Sindicato das Indústrias e Reflorestamento Para Carvão Vegetal, do Reflorestamento Para Celulose dos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins).
Em São Raimundo das Mangabeiras, eles visitaram a usina de etanol associada ao SINDICANALCOOL (Sindicato de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará), a Agro Serra, onde conheceram o escritório administrativo e a área fabril. Foram recebidos por Amilton Nunes, gerente administrativo, com a presença de João Carlos, analista de processos; Gabriel Guimarães, supervisor SSMA; e Gisely Silveira, trainee industrial.
Em Campestre do Maranhão, os consultores estiveram acompanhados por Juarês Sanches, gerente do SENAI – CEPT Imperatriz; Daniel Desidério, agente de mercado do SENAI; e Rosiclay Silva, agente de mercado do SESI. Na ocasião, visitaram a Maity Bioenergia, também associada ao SINDICANALCOOL, onde conheceram a usina, a sede administrativa e os processos de produção de álcool anidro, hidratado e açúcar refinado. Foram recebidos por Fabiano Pereira, gerente administrativo e financeiro; Manoel Neto, encarregado de processo industrial de etanol; Maykel Silva, supervisor de engenharia e manutenção mecânica; e Priscyla Milhomem, supervisora administrativa.
Essas visitas são fundamentais para compreender a cadeia produtiva, identificar desafios e fortalecer a relação entre as empresas industriais e os sindicatos patronais. O Projeto Inova Sindicatos visa promover o desenvolvimento econômico da região, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade dos negócios locais, garantindo a representatividade das empresas associadas e incentivando a inovação.
Além das visitas, foram realizadas reuniões estratégicas com a presidente do SICAM em Grajaú e com Adriano Tito, consultor do escritório regional do Sistema FIEMA em Balsas. Nessas reuniões foram discutidas ações para promover o associativismo e fortalecer o empresariado local.
“A aproximação das ações do Inova Sindicatos às indústrias localizadas no interior do Maranhão é fundamental para o fortalecimento dos sindicatos patronais. O Sistema de Representação da Indústria tem que estar próximo a todos os polos produtivos do estado. As visitas e reuniões realizadas nas regiões Sul e Oeste do Maranhão tornaram mais tangíveis as demandas das agroindústrias. Trabalharemos no desenvolvimento de ações para oferecer maior competitividade para as indústrias da região, defender os interesses do setor produtivo industrial, consolidar uma força de trabalho capacitada para a expansão econômica das regiões e, consequentemente, fortalecer a indústria do Maranhão”, explicou o consultor Raul Loiola.