Giro de Noticias

Branco, integral ou artesanal: veja diferenças entre os tipos de pães na nutrição do organismo

Será que existe o pão certo para uma dieta saudável? O produto está na mesa de muitos brasileiros desde a hora do café da manhã: do pão branco ou francês até o artesanal, são muitas as diferenças na composição de cada. E, se você pratica exercícios físicos, o pão que você consome pode influenciar nos resultados do treino. Sendo assim, que tal conhecer cada um deles?

O pão branco, conhecido como pão francês ou de sal é feito com farinha de trigo branca, possui poucas fibras e alto índice glicêmico. Então, é mais fácil absorvê-lo e os níveis de glicose do sangue aumentam bem rápido. Já o pão integral é feito com farinha de trigo integral e contém mais fibras, com absorção mais lenta pelo organismo. Por isso, a sensação de saciedade é maior e o intestino também funciona melhor. Já os pães artesanais têm menos processos e elementos artificiais na composição, garantindo uma boa digestão e riqueza em micronutrientes.

Quando se fala em alimentação saudável, os especialistas têm uma dica valiosa. “Quanto menos ingredientes um pão tiver na sua composição, mais natural ele será. O tipo de fermentação também interfere no resultado final do produto, como é o caso dos pães de fermentação natural, por exemplo”, explica a nutricionista do Grupo Mateus, Alana Marinho. 

Mas se engana quem pensa que o clássico pãozinho francês não é vantajoso. Se você pratica atividades físicas, vai precisar de força para completar o treino do dia rendendo bem. Nessa hora, um bom aliado que fornece a energia por meio do carboidrato é o pão branco. “O consumo de pães é barato, prático e saudável para uma refeição que antecede um exercício físico. Para pessoas que necessitem de energia imediata para sua modalidade de atividade, o consumo de pão francês é indicado devido à absorção rápida do carboidrato, que é mais refinado”, afirma Alana.

Já quando o assunto é uma modalidade de treino de longa duração, os pães integrais podem ajudar mais. “Esse tipo possui uma grande quantidade de carboidratos e de fibras, fazendo a absorção lenta do açúcar e gerando energia por mais tempo, evitando picos de glicemia que podem ocasionar acúmulo de gordura”, finaliza a nutricionista, lembrando que alinhar um pão com um tipo de proteína é a opção ideal para lanche antes do treino.