FIEMA e Sebrae assinam Termo de Cooperação Técnica para fortalecer pequenos negócios
O foco do projeto é promover o acesso à educação e orientação em gestão, crédito e finanças. Através da formação e disseminação de conhecimentos, o Sebrae e a FIEMA/NAC pretendem contribuir para a elevação do nível de consciência na gestão dos empreendimentos atendidos, mediante a realização de capacitações e consultorias sob demanda.
Durante a assinatura, o superintendente da FIEMA, César Miranda, destacou a importância da parceria. “Esta parceria é um marco significativo para o fortalecimento dos pequenos negócios no Maranhão. Estamos comprometidos em oferecer o suporte necessário para que os empresários possam prosperar, especialmente em termos de gestão e acesso ao crédito.”
O presidente do SEBRAE-MA, Celso Gonçalo, reforçou a relevância do acordo. “Nosso objetivo é levar educação e orientação a todos os cantos do estado, garantindo que os micro e pequenos empresários tenham as ferramentas necessárias para crescer e se desenvolver. Este termo de cooperação técnica é um passo importante nessa direção.”
O público-alvo do projeto inclui empresários individuais, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). O governo federal, ciente da importância dos pequenos negócios como motores da economia, lançou o Programa Acredita para facilitar o acesso ao crédito e apoiar micro e pequenas empresas. Este programa oferece condições facilitadas de crédito e programas específicos para renegociação de dívidas e incentivo a investimentos sustentáveis.
No entanto, a falta de gestão eficiente e o desconhecimento do mercado financeiro são barreiras significativas para o acesso a esses recursos. Diante disso, o Termo de Cooperação entre SEBRAE-MA e FIEMA-NAC justifica-se pela união de forças para levar informação e conhecimento aos empresários, através de capacitações, consultorias e orientações em gestão, finanças e crédito.
Entre as ações previstas, estão o atendimento a pequenas indústrias com foco na orientação, educação e fomento ao acesso ao crédito, bem como a disseminação de informação sobre crédito e o Fundo de Aval do SEBRAE-FAMPE. Além disso, haverá um acompanhamento das pequenas empresas que adquirirem crédito, apoiando a gestão e implementação de melhorias e auxiliando na renegociação de dívidas bancárias.
Os resultados esperados incluem o aumento no número de acessos a serviços financeiros, maior cobertura de atendimento em temas de finanças e crédito, e um aumento no número de empresas beneficiadas pelo Fundo de Aval Sebrae-FAMPE. A meta é também aumentar a quantidade de empresas solicitantes de crédito e financiamento com base nas informações disponibilizadas.