O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

SINDOMAR lança sua política de compliance para mais lisura e transparência na atuação da instituição 

Originária de um verbo da Língua Inglesa: to comply, compliance significa “agir em sintonia com as regras”. Suas práticas, bastante associadas ao universo corporativo, estão presentes no Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR), que busca lisura e transparência em suas relações com a comunidade portuária e governança interna. Na última terça-feira (21), a instituição lançou o seu Código de Conduta e sua política de compliance, em evento realizado no espaço de pós-graduação da UNDB, localizado no Golden Shopping, em São Luís. Na ocasião, houve palestras sobre a forma de praticar gestão de risco com procedimentos mais éticos e responsáveis, dos palestrantes Rodrigo Desterro e Marcelo Borowski. 

O setor de compliance de uma empresa faz com que haja maior transparência nas relações realizadas. As ações ocorrem para prevenir situações, que possam comprometer a reputação de uma instituição. É um passo antes da auditoria, e isso dá mais segurança e confiabilidade nas operações.  

O presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira, explicou que o lançamento do sistema de compliance da instituição, levou em conta a importância das normas de conduta para o sindicato e para a sociedade. Daniel afirma a necessidade de conhecer a legislação e estabelecer diretrizes, havendo ainda uma cultura organizacional que apoie as boas práticas. 

“É um processo essencial do dia a dia do SINDOMAR a busca por gerar valor à comunidade portuária, que são os nossos associados, fornecedores, trabalhadores portuários avulsos, e entidades públicas ou privadas. O comportamento de mercado, a forma de negociação no setor e demais elementos são fundamentais em uma cultura organizacional que apoie as boas práticas. Por tudo isso, lançamos nosso código de conduta e a nossa política de compliance”, declarou Daniel Pereira. 

Na prática, Daniel afirma no seu discurso que compliance vai além de um conjunto de regras. Uma boa explicação, o relacionamento educado entre as pessoas e áreas, a proatividade, a comunicação regular, a liderança conquistada e não imposta, entre outros atributos, constituem fatores críticos para o sucesso da instituição. 

ASSOCIADOS 

O SINDOMAR representa 13 empresas portuárias no Maranhão. São elas: Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), Eneva, ALZ Grãos, CLI, Pedreiras Transportes, G5 Logística, Tegram, Terminal Corredor Norte, Transglobal, Viterra, VLI, COPISI e NML Tankers. 

O código de conduta do SINDOMAR é um reflexo da visão, das ações e dos valores das pessoas que fazem parte e se relacionam com o sindicato. Embora os associados tenham autonomia para estabelecer suas próprias normas, eles podem utilizar a política de compliance do SINDOMAR como uma referência. 

PALESTRAS 

Um dos palestrantes na tarde de lançamento do compliance do SINDOMAR, foi o engenheiro eletricista Marcelo Borowski. “A importância do código de conduta do sindicato é fundamental na implantação do programa de integridade, e na transparência das relações”, destacou Marcelo, que possui mais de 25 anos de experiência como executivo sênior de empresas multinacionais e nacionais, no Brasil e Europa, onde liderou tanto a implementação quanto o gerenciamento de sistemas de governança e integridade corporativa.  

“Toda a comunidade portuária e sociedade conhecerão os valores éticos adotados pelo SINDOMAR. Dessa forma, consigamos fomentar a construção de uma cultura de integridade no Porto do Itaqui e nas Operações Portuárias”, disse o palestrante Rodrigo Desterro, que é advogado e sócio proprietário da Desterro Advocacia e Consultoria.