Prévia do São João do Maranhão 2024 é lançada em São Paulo com objetivo de atrair turistas o ano inteiro
Em São Paulo, o Governo do Maranhão, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), lançou uma prévia do São João do Maranhão 2024 para operadores e agentes de turismo, em uma noite de encantos e tradições no Hotel InterContinental São Paulo, no Jardim Paulista, nesta quinta-feira (2).
Por meio da iniciativa, o Maranhão reafirma seu compromisso em promover sua cultura e atrair turistas durante todo o ano, consolidando o estado como um destino imperdível para os amantes de festas juninas e para os apaixonados por experiências autênticas e enriquecedoras.
O lançamento visou fortalecer a principal manifestação cultural do estado, destacando seus atrativos naturais, culturais e patrimoniais, e contou com a participação de 260 operadores e agentes de viagem de renomadas empresas do setor, a exemplo da CVC, Abreu Viagens, Incomum, Visual, Orinter, BRT, TBO, Cativa, Diversa, Agaxtur, Viagens Promo, BRT e Enjoy Brazil.
O governador Carlos Brandão ressaltou a diversidade e a riqueza cultural do Maranhão, convidando todos a conhecerem o estado.
“O Maranhão é uma terra encantadora, tem uma enorme diversidade cultural e uma culinária fantástica, além disso, tem um povo acolhedor e hospitaleiro. E tem as belezas naturais, portanto, quem ainda não conhece, precisa conhecer. Essa ação em São Paulo ocorre para mostrar um São João com uma grande diversidade que vai além do bumba meu boi, com cacuriá, tambor de crioula e mais. Hoje, a gente veio pra fortalecer o Maranhão como destino”, pontuou Brandão.
O secretário de Estado da Comunicação (Secom), Sérgio Macedo, destacou os esforços na divulgação do Maranhão, afirmando que o estado tem se tornado cada vez mais conhecido pela grandiosidade de seus encantos culturais, naturais e culinários.
“É uma honra muito grande trazer os encantos do Maranhão à metrópole do Brasil, que repercute para o mundo inteiro essa grandeza desta festa que os brasileiros todos devem conhecer. Há uma máxima, inclusive, que tem que ser cumprida por todos os brasileiros, que diz que ninguém pode morrer sem conhecer os Lençóis Maranhenses. Mas antes dos Lençóis, temos a maior festa do Brasil e do mundo, que é o São João do Maranhão, que tem duração de 60 dias e conta com 30 arraiais e ao menos cinco atrações por noite”, disse Macedo.
Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo (Setur), ressaltou a importância do evento em São Paulo como uma vitrine para o Brasil e o mundo, convidando os presentes a visitarem o Maranhão e suas belezas naturais.
“A apresentação do São João do Maranhão, em São Paulo, tem uma grande importância, aqui é a grande vitrine do Brasil e do mundo. Estivemos com os operadores e agentes de viagem que vendem o Brasil e o Maranhão para o mundo. O Maranhão está trazendo algumas manifestações para dar uma amostra das beleza e riquezas naturais que temos. Assim, estamos convidando todos a irem visitar o Maranhão”, afirmou Socorro.
Yuri Arruda, secretário de Estado da Cultura (Secma), enfatizou a relevância de levar a cultura maranhense para São Paulo, destacando a participação de grupos como o Boi de Morros e o Cacuriá de Dona Teté.
“São Paulo é a capital do mundo, então, trazer um pouco da nossa cultura para cá, por meio do Boi de Morros e do Cacuriá de Dona Teté, vai reverberar para o Brasil e pelo mundo inteiro. É um evento muito importante e, assim como fizemos ano passado, trouxemos novamente. Está chegando o Maior São João do Mundo”, destacou Arruda.
Caroline Bergoce, coordenadora na operadora de turismo TBO.com, expressou sua satisfação em participar do evento, destacando a importância de divulgar a cultura maranhense para seus clientes.
“Eu achei super especial o convite. No momento em que recebi, eu achei mágico e importante trazer a todo mundo para conhecer um pouco mais da cultura, que para nós, às vezes é muito distante de mensurar a importância do que é. Então, conhecer o São João, divulgar, para que possamos apresentar aos nossos clientes de uma forma legal”, ressaltou Bergoce.
Presente no evento, a influenciadora maranhense, Kellen Ramalho, convoca a todos os maranhenses, os nordestinos e todo o Brasil, a se encantarem com o São João do Maranhão. Disse:
“As expectativas estão muito altas, porque está chegando o melhor e o maior São João do Brasil. E os objetivos estão bem alinhados, inclusive, entre o Governo do Maranhão e o São João da Thay, que buscam atrair os olhares para o que a gente tem de melhor, que é a nossa cultura, nossa gente, economia criativa, essa influência afro-indígena que a gente leva para todo o Brasil”, convidou.
Michel do Céu, maranhense e influenciador, reafirma o estado como um destino imperdível. “Eu achei muito importante o governo ter trazido para São Paulo o evento de abertura do São João, fazendo com que o país volte os olhos para a nossa cultura, para o nosso estado, tornando a gente em uma vitrine. É uma cultura rica e absurdamente linda, todo mundo tem que vir mesmo, visitar o Maranhão, conhecer as nossas belezas e cultura”, disse Michel.