O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

SESI-MA participa do projeto “Caminhão Conhecendo os ODS” patrocinado pela ENEVA

 São Luís foi palco no último fim de semana de uma das principais iniciativas brasileiras para a difusão de conhecimento sobre sustentabilidade e de boas práticas socioeconômicas e socioambientais para o planeta, o “Caminhão Conhecendo os ODS”. O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) participou do projeto a convite da ENEVA patrocinadora da ação. Na capital o evento aconteceu no Viva do Anjo da Guarda e contou com a presença de vários parceiros. 

O foco é levar informações, atividades e serviços à população que tenham conexão com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Escudaria Ragnar da Escola SESI São Luís esteve presente com o projeto “ACQUARAG”, ganhador do melhor projeto social no Campeonato Nacional do Festival SESI de Robótica 2023, em Brasília.  

De acordo a integrante da Escudaria Ragnar, Ana Júlia França dos Santos, o objetivo do projeto é a reutilização e potabilização da água, por meio de um método que utiliza o coco babaçu como carvão vegetal, tornando a água apta para a ingestão. “É uma alegria poder mostrar para as pessoas um projeto que tem um objetivo tão importante. Lá no SESI-MA aprendemos que a Robótica é muito mais que apenas competições. Inclusive esse projeto nasceu, porque uma das etapas dos campeonatos de Robótica julga os projetos sociais que as equipes realizam em seus estados”, ressaltou. 

O treinador de Robótica do SESI-MA, Luís Fernando Lopes da Silva, ressaltou que os projetos estão alinhados aos objetivos 6 (Água Potável e Saneamento) e 9 (inovação da indústria) dos ODS. Eles também apresentaram uma amostra do F1 in Schools, com a pista e o protótipo de veículo. “Estamos muito felizes em participar dessa ação para a comunidade um pouco do nosso projeto e o que é a Robótica do SESI. Agradecemos o convite da ENEVA e destacamos o empenho de cada aluno que veio aqui conversar com o público e explicar a didática do nosso programa”, afirmou.  

A estudante Isabella Silva visitou a ação e mostrou interesse tanto pelo projeto ACQUARAG, como pelo F1 in Schools. “A gente vive uma realidade em que a falta de água potável ainda é vivenciada por milhares de pessoas, inclusive em nosso estado. O projeto mostra que iniciativas simples e de custo baixo podem ser usadas. Quero deixar aqui registrado que gostei demais da amostra e da explicação sobre Robótica, infelizmente essa ainda não é uma realidade em muitas escolas, mas fiquei feliz quando falaram que o SESI-MA apadrinha escolas públicas”, declarou. 

O Projeto “Caminhão Conhecendo os ODS” consiste em um circuito de atividades com as temáticas dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável em uma praça pública da cidade com um caminhão interativo, 13 tendas e outras dinâmicas. Tem como objetivo ampliar o debate sobre as metas dos ODS da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nas cidades contempladas por meio de uma programação única e itinerante, além de promover serviços para a comunidade. 

O engajador local do projeto “Caminhão Conhecendo os ODS”, Diego Gazola, agradeceu a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do SESI-MA.   “A participação do Sistema FIEMA foi essencial aqui dentro do nosso projeto Caminhão Conhecendo os ODS.  Esse projeto itinerante que tem percorrido todo o Brasil levando essa agenda das Nações Unidas para o grande público. No trabalho de mapeamento local do engajamento, a gente busca mapear entidades locais que dialogam com essa agenda mundial no ambiente local e dessa forma a gente mapeou a equipe Ragnar do SESI-MA. Eles trouxeram projetos de interesse da comunidade e dialogam com essa agenda internacional, por meio de ações locais”, destacou. 

SESI-MA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: O SESI-MA também apresentou ao público receitas de alimentação saudável com foco na sustentabilidade e reaproveitamento, por meio da sua equipe do SESI Araçagi, como explicou a nutricionista da entidade, Luana Ferreira. “É com maior satisfação que a gente vem participar da Oficina de Alimentação Sustentável, aqui do Caminhão Conhecendo os ODS. Estamos   usando talos diversos de couve, alface, fazendo farofas, fazendo sucos, mostrando que a alimentação saudável, além de ser nutritiva”, disse.