"
Giro de Noticias

Colégio de São Luís adota a prática da Meditação para proporcionar mais bem-estar a alunos e professores

O Colégio Dom Bosco Exponencial, de São Luís (MA), vai introduzir as práticas de Meditação Mindfulness – que é a Meditação com o objetivo de desenvolver habilidades como concentração e foco – no dia a dia da escola a partir de 2024, com o objetivo de proporcionar a alunos e professores a oportunidade de também cuidarem do próprio bem-estar, por meio do conhecimento de suas emoções e sobre como lidar com elas.

Pela iniciativa, o Dom Bosco Exponencial será a primeira Mindful School do Maranhão. O reconhecimento é concedido pela MindKids, iniciativa que se dedica à promoção das práticas de Mindfulness na área da Educação, por meio de treinamentos já realizados junto a mais de 50 escolas em todo o País. É a equipe da MindKids que vai orientar a equipe escolar sobre como introduzir esta técnica meditativa na rotina da instituição. 

A fundadora da MindKids, Daniela Degani, inclusive, estará em São Luís no próximo dia 12 de dezembro para realizar o primeiro treinamento junto à equipe do Dom Bosco Exponencial. A especialista é a única no Brasil certificada pela Mindful Schools, dos EUA, referência mundial em Mindfulness para Ambiente Educacional, além de ser instrutora certificada pelo Mindfulness Training Institute, da Inglaterra.

Segundo a instrutora, a aplicação das práticas de Mindfulness na área da Educação  permite aos alunos e professores aprenderem a como manter o foco, a concentração e, consequentemente, o bem-estar emocional, em um cotidiano complexo e com apelos e informações vindas de todos os lados. “A tecnologia, ao mesmo tempo em que nos proporciona avanços incríveis, acelerou o processo de informações de todos os tipos e a todo instante, o que pode nos levar facilmente à distração”, explica. “Ao praticar a Meditação Mindfulness, educamos nossa mente a se concentrar no que está acontecendo, enquanto está acontecendo. É um exercício, cuja prática constante aprimora a nossa habilidade de lidar com as distrações”, completa. 

Ainda de acordo com Daniela Degani, a eficácia das práticas de Mindfulness tem sido respaldadas pela Ciência. Um estudo das Universidades de Cambridge e Manchester (Inglaterra), por exemplo, mostrou que a prática da Meditação é capaz, inclusive, de mudar a percepção em relação à satisfação com a própria vida: em universo de mais de 11 mil crianças e adolescentes com idades entre 11 e 14 anos que participaram da pesquisa, o índice de satisfação com a vida chegou a apresentar uma redução de 79% nesta faixa etária; por outro lado, entre aqueles que praticavam Mindfulness com regularidade, essa queda foi menor.

O estudo das universidades britânicas sugere ainda que a Meditação Mindfulness deveria fazer parte do currículo escolar. Algumas iniciativas neste sentido já têm sido adotadas, como em Nova York (EUA), por exemplo, onde a prática da “respiração consciente”, uma das técnicas de Mindfulness, começará a ser exigida nas escolas da cidade a partir de 2024.  

Sobre a MindKids

A MindKids é uma iniciativa pioneira no Brasil que se dedica a promover a prática da Meditação Mindfulness no ambiente escolar, auxiliando educadores, estudantes e suas famílias a cultivarem importantes habilidades para a vida, como atenção, equilíbrio emocional, empatia e compaixão. Para isso, forma educadores para praticarem a meditação Mindfulness para si e com seus alunos, usando um currículo com abordagens e práticas apropriadas para as diferentes faixas etárias de crianças e adolescentes. 

Foi fundada por Daniela Degani, única instrutora brasileira certificada pelo Mindfulness Training Institute, da Inglaterra, e pela Mindful Schools dos EUA, referência mundial em Mindfulness para Ambiente Educacional.

A MindKids já conduziu treinamentos em Mindfulness junto a mais de 50 escolas e mais de 3.000 educadores de todo o País, impactando cerca de 40 mil estudantes e suas famílias.