Saiba quando o barulho da moto é anormal
Veja como identificar problemas prestando atenção aos ruídos da moto
Você está andando de moto e ouviu um barulho diferente? Isso pode ser o sinal de algum problema mais grave no seu veículo. Então, antes de ir a uma moto peças para trocar o que for necessário e deixar a moto em excelentes condições, é importante saber identificar quando o barulho é anormal.
Ninguém quer andar em uma moto com problemas, afinal isso pode colocar a sua segurança e a de todos em risco. Então, se você é leigo e não sabe como diferenciar os barulhos da sua moto, é preciso aprender. Aqui, vamos te mostrar quando os barulhos da moto não são comuns e podem indicar problemas.
É possível identificar problemas na moto pelo barulho?
Sim, com toda certeza. Os motores de veículos, tanto de carros como de motos, fazem um barulho natural quando estão ligados. Isso é totalmente normal e indica que as peças estão cumprindo o seu trabalho e fazendo a moto andar. Porém, alguns problemas de funcionamento podem se tornar perceptíveis pelo barulho. Há alguns ruídos que são diferentes e denunciam possíveis problemas.
Com o tempo, por mais que o motociclista não tenha conhecimento mecânico, ele se acostuma com o barulho normal da sua moto. E com isso, ele provavelmente terá a sensibilidade de perceber barulhos anormais ao pilotar. Então, sempre que você ouvir um barulho incomum, fique atento porque isso pode ser o sinal de algum problema mais grave.
Por isso, no mundo da mecânica, existe a expressão “afinar o motor” que indica a necessidade de regular todas as peças do motor. Isso porque o motor de uma moto é uma máquina e todas as peças precisam estar funcionando corretamente para que ela funcione bem.
Quando o barulho da moto indica um problema?
Nesse tópico, vamos falar sobre alguns ruídos da moto que podem indicar problemas no seu funcionamento. É importante estar sempre atento, principalmente com a moto aquecida, para saber identificar barulhos anormais no motor. Confira abaixo quais são os barulhos que podem indicar problemas na moto:
Travamento de embreagem
A embreagem da moto tem um ruído normal durante o seu funcionamento, mas alguns barulhos podem sinalizar um problema. Então, se você ouvir um barulho de trava ao trocar de marcha na moto, provavelmente alguns componentes estão batendo ou é sinal de que a embreagem está travando.
Barulho de “tic tic tic”
O barulho semelhante a um “tic tic tic” pode indicar a necessidade de fazer a manutenção em vários componentes da moto. O motor pode emitir esse som quando está frio, mas não é normal que ele continue após o motor esquentar. Esse barulho indica que você precisa levar a sua ao mecânico para trocar peças como válvulas, correia ou corrente de distribuição.
Barulho de ranger de cama antiga
Se a sua moto está fazendo um barulho semelhante ao ranger de uma cama antiga, possivelmente os seus amortecedores precisam de uma boa revisão. Se isso está acontecendo, leve a moto ao mecânico para checar os apoios de borracha e verificar a lubrificação das bielas inferiores.
Ruído alto e forte aceleração ao acelerar
O ruído anormal na aceleração pode revelar problemas no cabo ou nos discos da embreagem, que podem estar folgados ou esticados. Isso precisa ser visto e a embreagem precisa ser regulada. O barulho de aceleração é anormal quando ele é muito intenso. Outra forma de identificar é através da rotação da moto, que continua subindo, mesmo que você não aumente de velocidade.
Som alto de escapamento
Esse é um barulho comum em muitas motos. O sistema de escapamento precisa estar funcionando normalmente, se não pode causar uma forte poluição sonora ao dirigir. Se o seu escapamento está com som muito alto, é sinal de que o equipamento pode estar mal encaixado ou que tenha alguma fissura e é preciso corrigir.
Prestar atenção nos barulhos da sua moto é importante para fazer as manutenções necessárias. Isso pode te ajudar a prevenir problemas mais graves, gerando economia para o seu bolso e possibilitando manter a moto em boas condições para pilotar no dia a dia.