Setur-MA finaliza curso com passeio de observação de aves migratórias em Raposa
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, finalizou o curso de Condução de Visitantes em Ambientes Naturais, ofertado para pescadores e marisqueiros do município de Raposa. A ação foi encerrada com um passeio de contemplação de aves limícolas migratórias. A atividade externa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Raposa (Semtur) e a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil), na última terça-feira (10).
Os alunos visitaram as praias do Garrancho, de Carimã e Currais, passando pela Ilha das Ostras, de Sururu e Croa do Marisco, na região das Fronhas Maranhenses. O objetivo é despertar nos visitantes a conscientização sobre a importância da preservação ambiental, através da observação da diversidade das espécies de aves limícolas que migram do Alasca e do Canadá para o litoral maranhense.
Com a ajuda de binóculos e lunetas, os alunos puderam observar mais de 20 espécies de aves, entre elas: maçaricos, guarás, garças, gaviões e papagaios do mangue, pássaros com presença bastante comum na região nesta época do ano. O passeio contou também com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Para o superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, o passeio representa uma importante etapa da aprendizagem.
“O passeio foi importante porque possibilitou aos alunos colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula, como por exemplo, noções de condução. É um trabalho de continuidade, em que temos como foco a maneira de melhor conduzir e o aprimoramento da oferta turística na região”.
Um dos alunos capacitados com o curso de Condução de Visitantes em Ambientes Naturais foi o barqueiro Carlindo Diniz, o “Diquinho”, como é mais conhecido na região. Ele é proprietário do barco utilizado pelos visitantes para observar as aves limícolas. “O curso trouxe mais conhecimento sobre como posso melhorar meu ofício. O aprendizado adquirido é importante para que possamos estar sempre atentos na hora prestar um bom serviço e atendimento aos nossos clientes. Foi muito gratificante”, destacou.
Para a coordenadora do Projeto Costa Norte da Save Brasil, Roberta Rodrigues, a observação das aves é uma forma de despertar a conscientização dos visitantes para a preservação do meio ambiente. “Dentro do Hemisfério Ocidental, o Maranhão é o local que mais atrai as aves limícolas, mas pouquíssimas pessoas sabem disso. Este tipo de passeio serve para conscientizar as pessoas sobre a importância dessas aves na conservação ambiental”, pontuou.
O secretário municipal de Turismo de Raposa, Edson Duarte, destacou o passeio como um importante produto turístico a ser desenvolvido e comercializado na região. “A imersão fechou com chave de ouro o curso de condutores, ofertado pela Secretaria Estadual de Turismo, já que os alunos puderam vivenciar a experiência de contemplação das aves. Temos mais um importante produto turístico para trabalhar e desenvolver aqui na região”.