“Não existe desenvolvimento econômico sem financiamento”, disse Baldez durante o ‘Maranhão de Oportunidades’
– O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, participou do evento “Maranhão de oportunidades para atração de investimentos”, realizado pelo governo do Estado do Maranhão e pelo Porto do Itaqui, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na manhã desta quinta-feira (14). O evento teve como objetivo apresentar as potencialidades e os desafios do estado para atração de investimentos e geração de emprego e renda.
O evento contou com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, que apresentou aos investidores todo o potencial de crescimento, infraestrutura e ambiente de negócios favorável àqueles que queiram investir no Maranhão. O Banco do Nordeste anunciou condições diferenciadas de crédito para investimentos em empreendimentos produtivos e falou das ações do Governo Federal em prol do estado.
“Nós sabemos das oportunidades que o Nordeste tem e vamos atrás delas. Sabemos também dos desafios que nossa instituição tem. Vamos ser muito parceiros e vamos atuar com muita unidade em favor do Maranhão, em favor do Nordeste, em favor do nosso Brasil. O Banco também está presente no Novo Pacto, contribuindo para as demandas dos governadores e prefeitos. O Banco do Nordeste está comprometido em ser mais ágil e desburocratizado para enfrentar os desafios da região”, garantiu Câmara.
Edilson Baldez ressaltou a importância da parceria entre o setor produtivo e o poder público para o fortalecimento da economia maranhense. “A FIEMA tem sido uma parceira constante do governo do Estado na busca por soluções que favoreçam o desenvolvimento sustentável do Maranhão. Temos um estado rico em recursos naturais, em diversidade cultural e em oportunidades de negócios. Precisamos trabalhar juntos para aproveitar esse potencial e transformá-lo em benefícios para a população”.
Ele aproveitou a oportunidade para pedir apoio à reforma tributária. “Não existe desenvolvimento sem financiamento. Nós precisamos da sua ajuda e estamos lutando para que seja aprovada a reforma tributária e que venha a beneficiar os empresários e alavancar o nosso estado”, complementou Baldez.
O evento também contou com a presença do vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (CIEMA), Cláudio Azevedo, e do diretor da FIEMA, João Batista Rodrigues. Eles acompanharam as palestras e os painéis que abordaram temas como infraestrutura, energia, agronegócio, turismo, inovação e indústria.
O governador do Estado, Carlos Brandão, destacou o papel da FIEMA como uma entidade representativa e articuladora do setor industrial no Maranhão. Ele agradeceu o apoio da Federação nas iniciativas do governo voltadas para o crescimento econômico e social do estado. “A FIEMA é uma instituição que tem contribuído muito para o desenvolvimento do Maranhão, seja na formação profissional, na defesa dos interesses da indústria, na promoção da responsabilidade social e ambiental, ou na participação nos fóruns de discussão sobre os rumos do estado. Queremos continuar contando com essa parceria para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam”, disse.
Um dos destaques do evento foi a exposição das potencialidades do Porto do Itaqui, pelo presidente da EMAP, Gilberto Lins, um importante hub logístico maranhense que é um elo fundamental no abastecimento do Brasil. O Porto do Itaqui expôs essas vantagens no evento, que teve a participação de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio) e da Associação Comercial do Maranhão (ACM).