Governo acompanha indígena da Aldeia Awá internada no Hospital Macrorregional de Santa Inês
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mantém o esforço conjunto com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-MA) e acompanha o atendimento da indígena Amirixa´a Awá Guajá, de 83 anos, internada, desde da última quinta-feira (22), no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês.
Com diagnóstico de pneumonia e anemia, a idosa da etnia Awá permanece em observação no hospital e, por enquanto, não tem previsão de alta médica. Com a atuação da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) no Território Indígena Carú, na Aldeia Awá, no município de Bom Jardim, a SES contabilizou 235 atendimentos durante três dias de assistência à população indígena.
“A Amirixa´a Awá Guajá continua recebendo assistência especializada dos nossos profissionais no Macrorregional de Santa Inês. Nossas equipes estão aptas e continuam à disposição da população indígena nesse momento”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A assistência à população indígena do Território Indígena Carú, na Aldeia Awá, no município de Bom Jardim, ocorreu entre 21 a 23 de junho, pela Fesma. Na ocasião, uma paciente indígena foi transferida, para o Hospital Macrorregional de Santa Inês.
Os atendimentos incluíram consultas, coletas de exames e dispensação de medicamentos. Os principais atendimentos foram de triagens de enfermagem, consultas médicas, coleta para painel de vírus respiratórios e administração das medicações prescritas.