"
Economia

Ibovespa: Você sabe como o índice pode influenciar os investimentos?

O mercado de investimentos tem despertado, a cada dia, mais pessoas interessadas em aprender mais sobre o assunto. São futuros profissionais de mercado financeiro que pretendem ter lucros e, em alguns casos, atingir a sonhada independência financeira em um médio espaço de tempo. Por isso, há essa popularização recente.

Para entender um pouco mais sobre esse movimento, o número de investidores no Brasil cresceu 31%. O aumento aconteceu de 2021 para 2022. Isso representa um total de 60 milhões de pessoas. É o que aponta a 6° edição do Raio X do Investidor em parceria com a DataFolha.

Mas para que essas futuras aplicações possam ter sucesso, é preciso estudar e adquirir conhecimento sobre a área como um todo. E nada melhor do que se iniciar pela base. Não adianta aprender conceitos técnicos, avançados, se não souber o básico. Por isso, o assunto de hoje vai abordar o Ibovespa, que tanto se fala nos jornais.

O que é Ibovespa?

Também conhecido como IBOV – Índice da Bolsa de Valores de São Paulo – é o principal índice de desempenho das ações que são negociadas na B3. Ele é responsável por deter a maior parte dos ativos que têm maior volume de negociação. Cerca de 80% ao dia.

Além disso, vale lembrar que o Ibovespa foi criado em 1968 para ser um indicador de retorno total. Ou seja, por causa dele é possível entender as variações dos preços de ativos e saber como será o pagamento de proventos de algumas empresas que emitem esses papéis.

Por que ela sobe e cai toda semana?

As variações que são muito frequentes acontecem por que o desempenho diário depende de uma série de fatores. Entre os principais estão o cenário político, econômico, social e cultural do Brasil e de outros países que são tidos como as maiores potências da economia internacional. É o caso dos Estados Unidos, China, Rússia, além da União Europeia.

Por exemplo, quando a pandemia de Coronavírus surgiu em 2020, o mundo inteiro foi afetado diretamente em vários níveis. Nessa época o Ibovespa caiu mais de 60 mil pontos. Só que após a retomada da vacinação e o fluxo comercial se readequando, o índice superou os 100 mil pontos.
Outro detalhe importante é que cada ponto equivale a um real na carteira. Essa foi a maneira encontrada para acompanhar o desenvolvimento. Por isso é fundamental saber, ao final do dia, quando foi o valor do Ibovespa hoje. O cálculo é feito em tempo real e permite que as pessoas saibam se houve valorização ou desvalorização das ações.