Giro de Noticias

 Confira as dicas de segurança da Uber para aproveitar as festas juninas com conforto e sem stress para estacionar

Chegou a época das festas juninas no Brasil e a programação nas cidades é intensa. Com tantas opções de festas e poucas vagas de estacionamento disponíveis, cada vez mais as pessoas optam por utilizar aplicativos de transporte para aproveitar as festividades de forma conveniente e segura. Pensando nisso, a Uber compartilha algumas dicas e regras básicas para garantir uma experiência ainda melhor durante esse período:
 

  1. Respeito mútuo: Todos devem ser sempre tratados com respeito. O Código da Comunidade Uber foi criado para que toda experiência na plataforma seja positiva, segura e respeitosa de parte a parte. Use a Ajuda do app para reportar qualquer incidente. Comportamentos inadequados podem resultar na desativação da conta.
     
  2. Confira o veículo antes de entrar: Durante as quermesses é comum que muitas pessoas solicitem veículos ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Por isso, ao encontrar o motorista, verifique se a marca, o modelo, a placa do carro, o nome e a foto do motorista parceiro correspondem às informações apresentadas no app. Todos os usuários também podem habilitar o recurso U-Código, em “Confirme suas viagens” nas “Configurações”, por meio do qual o usuário recebe automaticamente um código exclusivo de 4 números após solicitar uma viagem, a fim de confirmar que está entrando no carro certo. Ele deve fornecer verbalmente esse número ao motorista antes que o trajeto seja iniciado.
     
  3. Quentão e vinho quente no carro: Em algumas cidades brasileiras, as festas juninas vêm acompanhadas do frio e, para muitos, o quentão e o vinho quente são indispensáveis. No entanto, é importante ressaltar que não é permitido portar bebidas alcoólicas abertas durante as viagens com o aplicativo da Uber.
     
  4. Cuide do veículo como se fosse seu: O momento é de festa, mas o veículo é um instrumento para o parceiro gerar sua renda. Por isso, orientamos os usuários que evitem consumir alimentos e bebidas, fumar dentro do carro ou sujá-lo devido ao uso excessivo de álcool. Sujar o veículo vai exigir que o parceiro deixe de fazer viagens para limpar o carro e pode gerar um custo extra para o usuário, por meio de uma taxa de limpeza.
     
  5. Ítens esquecidos: Se o usuário perder alguma coisa durante uma viagem com o app da Uber, pode pedir ajuda pelo aplicativo. Basta acessar Viagens > Encontrar objeto perdido > Entre em contato com o seu motorista para perguntar sobre um objeto perdido.

Mesmo nos momentos de celebração, para a Uber segurança é prioridade para a Uber. Por isso, listamos algumas dicas para que o usuário possa conferir e ativar os recursos disponíveis no aplicativo antes mesmo de iniciar sua viagem. Desde antes de entrar no carro, até depois de chegar ao seu destino existem opções que podem ajudar a proporcionar uma experiência melhor. Confira alguns detalhes:
 

U-Acompanha (Contatos de Confiança): Usuários e motoristas parceiros podem compartilhar suas viagens em tempo real com contatos de confiança cadastrados previamente no aplicativo a um simples toque. Para isso, basta acessar a plataforma e clicar em “Configurações”, e em seguida “Gerenciar contatos de confiança”. Lá é possível adicionar os contatos e selecionar se deseja ser lembrado para o compartilhamento e com qual frequência: se antes de cada viagem, à noite (das 21h às 6h), ou se não deseja ser lembrado e prefere compartilhar manualmente.
 

U-Ajuda: A tecnologia GPS identifica paradas longas, término de uma viagem antes do esperado ou desvio de rota e ativa um alerta, direcionando usuários ou motoristas parceiros a opções de suporte e ferramentas de segurança. O recurso deve ser ativado em “Configurações”.
 

Além das ferramentas acima, que podem ser preparadas antes de iniciar a viagem e são encontradas no campo Checagem de Segurança, o aplicativo da Uber conta com outros recursos de segurança para serem utilizados durante a viagem se necessário:
 

U-Áudio (Gravação de Áudio): Permite que usuários e motoristas parceiros gravem áudios durante as viagens com o aplicativo para reportar pelos canais de suporte. Os arquivos permanecem criptografados nos dispositivos de quem realizou a gravação e só podem ser abertos pela Uber (que possui a chave da criptografia) se a parte decidir reportar um incidente de segurança e anexar o arquivo.
 

U-Help (Ligar para a Polícia): Usuários e motoristas parceiros podem ligar diretamente do aplicativo para autoridades que operam pelo número 190 em caso de emergência ou situação de risco. O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no aplicativo. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem.

U-Check (Padrões de Segurança do Motorista Parceiro): Neste campo, os usuários podem conhecer os altos padrões de segurança que a Uber tem para motoristas parceiros, como checagem de documentos e apontamentos criminais, verificação de identidade em tempo real por meio de selfie, etc.
 

A Uber possui um filtro de detecção de mensagens inapropriadas (U-Filtro) enviadas no bate-papo do aplicativo que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa. Este processo de revisão pode levar à desativação permanente da conta do usuário ou motorista.
 

Também é importante destacar que todas as viagens pelo aplicativo Uber possuem seguro de Acidentes Pessoais (U-Seguro) que cobre desde o momento em que o motorista aceita a viagem até o último usuário deixar o veículo. O seguro inclui despesas médicas hospitalares em caso de acidente, casos mais graves como invalidez permanente, entre outras coberturas que garantem sua proteção.