"
Plantão

Solenidade de Corpus Christi 2023 reúne católicos para manifestação pública de fé na Eucaristia

Com Missa presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, cerca de 15 mil pessoas, participaram nesta quinta-feira (8), no Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos, da celebração de Corpus Christi. Concelebraram com dom Gilberto, dom Xavier Gilles, bispo emérito da Diocese de Viana e padres da Arquidiocese. Entre os fiéis presentes estavam o Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, o Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, o Ministro da Justiça, Flávio Dino e o presidente da Câmara de vereadores, Paulo Victor Mendes.

A celebração foi transmitida em cadeia nacional pela TV Nazaré, saindo em suas 44 repetidoras. Teve ainda transmissão pela Rádio Educadora 560Khz e pelo canal do YouTube da Arquidiocese de São luís do Maranhão.

Neste ano, a celebração teve como tema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16) e motivou uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, com a proposta de ajudar oito paróquias da Arquidiocese situadas em região de vulnerabilidade social.

Outra novidade foi o coral Corpus Christi, com mais de150 vozes. O grupo ensaiou três música, que foram executadas na Missa e no momento da benção final com o Santíssimo Sacramento. Além disso, na programação que antecedeu a Missa, houve animação, show de um saxofonista que tocou e uma chuva de pétalas, jogada de um helicóptero.

Ao todo foram mais de 90 dias de preparação, incluindo um Tríduo Eucarístico, que resultaram em uma celebração de fé que ficou marcada com a expressiva participação dos fiéis, que dobraram em quantitativo, comparado com 2022.

Em sua homilia, dom Gilberto reforçou a importância da Eucaristia para quem busca um vida cada vez mais configurada a dEle.

“No centro de toda comunidade cristã que celebra a Eucaristia, está Cristo vivo”.