Giro de Noticias

Presidente do Iterma participa de evento nacional sobre regularização fundiária

O presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Anderson Ferreira, representando o governador Carlos Brandão, participou da abertura do Seminário Nacional das Diretrizes Voluntárias para a Governança Responsável da Terra (GVGT) e a Regularização Fundiária na Região da Amazônia Legal (DGVT), realizada nesta quinta-feira (27), no Auditório do Fórum Sarney Costa, localizado na Avenida Professor Carlos Cunha, bairro do Calhau, em São Luís (MA). 

O evento é resultado de acordo de cooperação técnica firmado entre o Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias de Justiça dos Tribunais e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), e promovido pelo Poder Judiciário do Maranhão e Corregedoria Geral de Justiça. Também é fruto da parceria entre Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura de São Luís, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), Associação dos Notários e Registradores (ANOREG) e o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). 

Durante os dois dias do evento, foram ministradas capacitações e palestras sobre diretrizes voluntárias para governança responsável da terra, recursos pesqueiros e florestais no contexto da segurança alimentar, especialmente para operadores do direito e integrantes do sistema de justiça. Ainda como parte da programação, o público contou com seminários e discussões sobre conflitos armados, choques climáticos, econômicos e sanitários, registrados, simultaneamente, em diversas partes do mundo, e que afetam de forma significativa milhares de pessoas. 

Anderson Ferreira, presidente do órgão executor da política fundiária no Maranhão, destacou a importância do encontro. “É uma satisfação representar o governador Carlos Brandão em mais um grande fórum, junto a diversos parceiros, principalmente órgãos de terra de todo o país, para discutir essa pauta tão importante para o nosso estado e para o Brasil. Dois dias de imersão, onde tivemos a chance de nos capacitar, para atuarmos cada vez melhor na regularização fundiária, um dos principais eixos do governo do Maranhão”, enfatizou.

Ainda na quinta-feira (27), à tarde, alguns representantes dos órgãos de Terras que compõem a região da Amazônia Legal visitaram a sede do Iterma, localizada no Turu. São ele: do Acre, a presidente Gabriela Câmara (Iteacre); do Amapá, o presidente Reneval Tupinambá (Amapá Terras); de Roraima, o vice-presidente Fernando Machado (Iteraima); do Tocantins, o vice-presidente Denner Martins (Intertins). Todos foram recepcionados por parte da equipe técnica e pelo presidente Anderson Ferreira, que apresentou o instituto, o acervo e como é desenvolvido o trabalho em prol das famílias rurais do Maranhão.