Tecnologia

Como a tecnologia está mudando a forma como trabalhamos e nos comunicamos?

A tecnologia já faz parte da realidade do ser humano e é praticamente impossível imaginar o cotidiano sem ela. É suficiente uma rápida olhada ao redor, e é possível ver todas as facilidades que os recursos tecnológicos oferecem.

Para as pessoas, é uma forma de agilizar e melhorar várias tarefas, como pagar as contas pelo aplicativo do celular, automatizar alguns recursos do lar, trabalhar em home office, poder se comunicar com qualquer pessoa do mundo, entre outras possibilidades.

Para as empresas, a tecnologia é fundamental para aumentar a produtividade, otimizar e automatizar processos, melhorar os produtos e serviços, facilitar a comunicação com os consumidores e assim por diante.

Do celular até os recursos mais avançados, é inegável que a tecnologia mudou a maneira como as pessoas vivem, e isso inclui o trabalho e a comunicação.

Muitas tarefas que eram feitas manualmente passaram a contar com recursos que facilitam o cotidiano, melhoram o desempenho e até mesmo permitem que os profissionais possam atuar de qualquer lugar.

Tudo ficou mais fácil, por isso, este artigo vai mostrar como a tecnologia está mudando a forma como as pessoas trabalham, os benefícios e desafios da comunicação digital e de que maneira ela afeta a privacidade e a segurança das informações.

Mudanças trazidas pela tecnologia

Desde que a internet surgiu, a tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável e está trazendo muitas mudanças e inovações para o trabalho.

Ela mudou e vai continuar mudando a maneira como as pessoas trabalham de várias formas. Por exemplo, hoje em dia, muitas organizações oferecem opções de trabalho remoto, permitindo que os profissionais atuem de qualquer lugar do mundo.

Para uma empresa de manobrista, é uma forma de ter mais flexibilidade, reduzir custos e diminuir a necessidade de deslocamento diário.

Recursos como inteligência artificial e automação transformaram vários processos de negócios e eliminaram tarefas rotineiras, possibilitando que os profissionais se concentrem em atividades criativas e estratégicas.

São tecnologias que estão cada vez mais sofisticadas, além de terem uma grande capacidade de analisar informações, identificar padrões e tomar decisões precisas.

Ferramentas de videoconferência e softwares usados no dia a dia das companhias permitem que os funcionários trabalhem juntos e em tempo real, independentemente de onde estiverem.

Isso acaba facilitando muito a comunicação e a colaboração, além de permitir que os profissionais sejam mais eficazes e produtivos.

Mas é importante destacar que o trabalho remoto, se não for bem aplicado, pode levar ao isolamento e desconexão, principalmente quando os profissionais estão em fusos horários diferentes.

A automação descompensada e desmedida também pode levar a perda de empregos em várias áreas, e isso fez com que o uso de inteligência artificial levantasse questões sobre privacidade e ética.

Diante dessa situação, negócios de vários setores, como um fabricante de tinta para sala de tv, pensam nas melhores maneiras de aproveitar os recursos tecnológicos, mas sem que isso afete o mercado de maneira negativa.

Mas mesmo diante dos desafios, a tecnologia está sim mudando a maneira como as pessoas trabalham e isso vai continuar acontecendo no futuro.

O papel das organizações é se preparar para as mudanças e fornecer aos profissionais todas as habilidades e treinamentos necessários para que possam aproveitar as novas tecnologias.

Benefícios e desafios da comunicação digital

Comunicação digital são ações estratégicas realizadas pela internet, por meio das redes sociais e outros canais, para veicular os conteúdos da marca e converter usuários em potenciais clientes.

Por utilizar plataformas onde as pessoas estão presentes, esse tipo de comunicação traz muitos benefícios para os negócios, e entre eles estão:

  • Maior visibilidade;
  • Leads qualificados;
  • Bom relacionamento com os clientes;
  • Redução de custos;
  • Mensuração de resultados.

A comunicação digital permite que o negócio amplie e seu alcance, o que melhora a visibilidade da empresa e ajuda a conquistar potenciais clientes.

Uma clínica de exame admissional de sangue vai aparecer estrategicamente para o público, o que ajuda a construir uma base qualificada de contatos.

Por meio dos canais digitais, as pessoas podem conhecer mais sobre as organizações, visto que elas podem falar sobre seus produtos, trabalhar as necessidades das pessoas e criar conteúdos relevantes para elas.

Além do mais, usar ferramentas digitais reduz os custos, por exemplo, uma publicação nas redes sociais é muito mais barata do que veicular uma propaganda na TV ou no rádio.

O melhor de tudo é que o negócio pode mensurar os resultados para saber a quantidade de leads que converteu, qual é a taxa de conversão e como está o retorno sobre os investimentos.

Mas assim como traz benefícios, a comunicação digital também tem seus desafios, e um deles está relacionado às mídias sociais e a análise de dados.

Um fabricante de impressora de senhas de atendimento está diante de uma grande quantidade de informações variadas e elas aumentam rapidamente.

Esse oceano digital se mostra como uma tarefa muito difícil para obter uma imagem real dos clientes. As empresas precisam considerar ferramentas e profissionais que ajudem a selecionar essas informações.

Mas a tecnologia não afeta apenas a comunicação digital e a maneira como as pessoas trabalham, mas também outros elementos importantes para a corporação.

Impactos da tecnologia na privacidade e segurança

Empresas dos mais variados portes e segmentos precisam da tecnologia para manter a competitividade no mercado, no entanto, os pequenos negócios sentem mais dificuldades para acompanhar as mudanças tecnológicas e aplicar medidas de segurança.

De acordo com uma pesquisa realizada pela CompTia, 82% dos empresários estão satisfeitos com o nível de segurança da informação nas companhias, mas apenas 13% deles acompanham as mudanças e tomam as medidas necessárias.

Só que a tecnologia pode gerar muitos impactos na privacidade e segurança das empresas, desde uma pequena loja até um fabricante de brindes personalizados finos.

Em primeiro lugar, os recursos tecnológicos trazem mais confidencialidade para as informações. O vazamento de dados é um grande risco e pode prejudicar tanto a reputação quanto à saúde financeira da marca em grandes proporções.

É fundamental contar com profissionais qualificados e recursos tecnológicos que suportam o monitoramento e mitigação de vulnerabilidades que podem impactar a companhia.

As falhas tecnológicas abrem portas para ameaças de criminosos que roubam as aplicações, impedem o acesso por parte dos colaboradores e roubam dados da corporação.

É essencial trabalhar com políticas de segurança, oferecer suporte qualificado e optar por tecnologias para que a rede corporativa seja realmente um ambiente confiável para todos os profissionais.

As aplicações de terceiros também são de responsabilidade da empresa, e softwares desatualizados podem vazar dados de clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros membros que fazem parte da organização.

É por isso que um fabricante de esquadrias de alumínio conta com o suporte de profissionais capacitados que controlam as tecnologias adotadas e sua evolução. Dessa forma, fica mais fácil realizar as manutenções e otimizações necessárias.

Mas não são apenas as empresas que sofrem com os impactos tecnológicos em relação à privacidade e segurança, as pessoas também precisam estar atentas.

A sociedade de dados é uma realidade composta por seres humanos que estão conectados 24 horas por dia, compartilhando informações em uma velocidade nunca vista, e com a chegada da internet 5G isso vai se intensificar.

O fato de que os consumidores estão conectados o tempo todo fez com que as organizações investissem mais em segurança de dados.

O propósito não é apenas o crescimento da corporação, mas também construir uma reputação confiável no mercado e garantir a privacidade dos clientes.

Os negócios, como no caso de uma empresa que faz montagem de vasos com suculentas, se veem diante de um desafio que abrange a educação dos usuários em relação à segurança da informação.

Isso porque as pessoas usam dispositivos que armazenam e transmitem dados corporativos e pessoais, diante disso, o maior impacto é que as instituições se tornaram responsáveis pelos dados que obtêm.

Isso se deve a uma exigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que gera várias penalidades, desde uma simples advertência até a suspensão das atividades.

Dentro das empresas para sipat, esses cuidados ficam a cargo das áreas de TI, compliance e gestão, que precisam estar sempre atentas às demandas, exigências e mudanças nos recursos tecnológicos.

Considerações finais

A tecnologia faz parte da existência do ser humano, e a tendência é que ela se faça cada vez mais presente em casa, no trabalho, nos momentos de lazer, entre outras situações porque as pessoas estão cada vez mais conectadas.

As empresas acompanham tudo isso, mas precisam saber trabalhar os recursos tecnológicos com atenção para evitar impactos negativos, como vazamento de dados que podem trazer muitos prejuízos.

Afora isso, é inegável que a tecnologia facilita muito o cotidiano e traz benefícios que o mercado de trabalho não conhecia e, sem os quais, agora, não consegue mais viver.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.