Giro de Noticias

Competitividade da indústria nacional e Custo Brasil foram discutidos em reunião de Conselho Temático

Hoje, 15, ocorreu presencial e remotamente a reunião conjunta ordinária do Conselho Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da CNI (COPIN). Membros do Conselho Temático de Política Industrial e Inovação Tecnológica da FIEMA, presidido pelo vice-presidente executivo da Federação, Luiz Fernando Renner, participaram da reunião.

Na pauta, a apresentação da Agenda da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo; do valor atualizado do Custo Brasil e da agenda 2023; da Associação de Indústria Aeroespacial do Brasil sobre a dependência de satélites estrangeiros, além da atualização do Plano de Retomada da Indústria – Política Industrial por Missões.

A redução do Custo Brasil é um dos temas mais importantes para a indústria nacional, que afeta toda a atividade produtiva do país e mais precisamente a indústria. O Custo Brasil, de acordo com a CNI, faz com que a indústria brasileira já inicie devendo em competitividade quando comparada aos seus concorrentes no mundo. O Custo Brasil, quantificado em R$ 1,3 bilhão, não agrega valor a ninguém e faz com que o brasileiro em geral pague mais caro por produtos desnecessariamente. Participaram ainda da reunião o presidente do Sindóleo, Raimundo Gaspar; presidente do Sindicanálcool, Milton Campelo; o coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, José Henrique Braga Polary, e o assessor da FIEMA, Roberto Bastos.