Municípios

Alcântara é eleita pelo SESI para receber primeira ação itinerante de 2023 fora da capital

Depois de mobilizar mais de 18 mil pessoas em sete cidades maranhenses em 2022 e realizar 32.950 atendimentos nas áreas de saúde, educação e lazer, o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) elegeu a cidade histórica de Alcântara para realizar o primeiro SESI Itinerante de 2023 fora de São Luís. Com ações de saúde, educação e lazer, a iniciativa leva solidariedade e cuidado para comunidades maranhenses de menor IDH ou impactadas por intempéries como enchentes.  

Até esta quinta-feira, 26, a população de pouco mais de 20 mil habitantes de Alcântara pode acessar gratuitamente consultas médicas, oftalmológicas, pediátricas e odontológicas, além de serviços de aferição de pressão, exames laboratoriais, testes rápidos e vacinação. A ação ocorre das 8h às 17h, em uma estrutura de tendas e unidades móveis montada na Praça da Matriz, e contempla uma equipe multidisciplinar da entidade do Sistema FIEMA para os atendimentos, em parceria com a prefeitura municipal. 

“O SESI Itinerante é resultado de mais uma ação de parceria, da união entre entidades públicas e privadas, que fortalece os atendimentos de saúde para as comunidades mais vulneráveis do Maranhão. Assim, o SESI cumpre seu papel social, através da indústria, contribuindo para a promoção de saúde da população”, ressalta Ana Carolina Bandeira, coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-MA. 

Nem a chuva intensa impediu a comunidade de cuidar da saúde. Quase mil pessoas foram atendidas apenas no primeiro dia do mutirão, totalizando 1.826 atendimentos. A previsão é promover mais de 5 mil atendimentos até o final desta quinta-feira, 26.  

A agente comunitária Márcia Cristina Viegas, 40, foi uma das atendidas na itinerância do SESI. Ela saiu de casa às 4h30 da manhã, para revisar os dentes na unidade móvel de odontologia do SESI. “Vim acompanhando um idoso do meu povoado, que precisava consultar com um clínico geral, e aproveitei para fazer uma limpeza nos dentes, já que na região onde moro o acesso a esse serviço é bem difícil e demorado”, conta a moradora do povoado Oitiua, em Alcântara. 

O idoso Antônio Atanasio dos Santos, 82, que mora vizinho à Praça da Matriz, viu a montagem do SESI Itinerante da janela de casa e não perdeu tempo. Acompanhado pela esposa e pelo filho, buscou os serviços de vacinação e consulta odontológica no SESI Itinerante. “Estava interessado em tomar a 5ª dose da vacina contra a covid-19 e, também, estou na fila para fazer uma revisão nos dentes. Achei ótimo, essa ação itinerante do SESI, que já é muito conhecida por nós, maranhenses”. 

O foco do SESI Itinerante é promover consultas médicas e exames laboratoriais, odontologia, recreação e alimentação saudável para a população, visando fortalecer as políticas públicas locais e minimizar as disparidades, pensando no global e agindo localmente, visto que nasceu a partir do cenário da pandemia. 

Só no ano passado, o projeto visitou os municípios de Mirador, Anapurus, Humberto de Campos, Itapecuru Mirim, Rosário, Vargem Grande e São Luís. Para 2023, a meta é ampliar e atender novos municípios, levando ações de promoção da saúde para mais maranhenses em todo o estado.