Giro de Noticias

Fórum de Ribamar sensibiliza funcionários para a ‘Campanha do Laço Branco’

Profissionais do Núcleo Psicossocial do Judiciário de São José de Ribamar desenvolveram, na manhã de quarta-feira, 14, uma atividade para os servidores da sede do Fórum e Anexo, relacionada à “Campanha do Laço Branco”, de sensibilização masculina para o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A equipe multidisciplinar e os juízes  visitaram os onze setores do prédio do fórum e do anexo, conversaram com os servidores sobre a importância do engajamento dos homens no enfrentamento à violência dom´[estica e familiar contra meninas e mulheres. 

Após esse momento de sensibilização, os homens  foram convidados a aderir ao propósito da campanha e assinar o banner alusivo à “Campanha do Laço Branco” como forma de registrar, simbolicamente, o seu comprometimento com a causa.

A atividade contou com a presença dos juízes Antônio Agenor Gomes (2º Juizado Cível e Criminal de São José de Ribamar e Diretor do Fórum); Júlio César Praseres (1º Juizado Cível e Criminal de São José de Ribamar e representante da CEMULHER/TJMA); juíza Gisele Ribeiro Rondon (Vara da Infância e Juventude e Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher), da psicóloga Cecília Caminha e assistente social Yêda Barros (Núcleo Psicossocial) e da secretária da diretoria do fórum, Priscila França.

CAMPANHA DO LAÇO BRANCO

A campanha do “Laço Branco” é comemorada no dia 6 de dezembro, data que marca o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A data foi criada no Brasil por meio da Lei nº 11.489/2007. 

A data remete a um evento ocorrido em 1989 no Canadá, quando um jovem de 25 anos invadiu uma aula do curso de engenharia da Escola Politécnica e ordenou que os homens se retirassem, assassinando 14 mulheres estudantes de engenharia.

O crime chamou a atenção para a necessidade de envolver os homens no debate e em ações que reflitam sobre as consequências das desigualdades entre homens e mulheres, adotando um laço bran