O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Verão: calorão também para os pets!

As altas temperaturas e o tempo seco não afetam somente a vida das pessoas. É preciso ter atenção com os animais de estimação, principalmente na hora dos passeios, quando os termômetros marcarem mais de 30 graus. Os pets precisam se manter  hidratados e os cuidados devem ser redobrados com os bichinhos neste período do ano.

O veterinário Ítalo Reis, da PetMania, destaca  os  cuidados com os coxins, as “almofadinhas” das patas dos animais. “Na hora do passeio, evitar horário que o pico de calor está mais elevado, como a partir das 10h ou no início da tarde. Não é andar no asfalto neste período, pois as patas do animal podem queimar. Prefira passeios no início da manhã, fim de tarde, ou à noite. Leve um bebedouro do pet para ele ficar sempre se hidratando”, orienta.

Em casa o ideal é deixar potes de água disponíveis para eles. “Coloque água filtrada e cubos de gelo em dias mais quentes. A quantidade de água ideal por dia vai variar de acordo com o peso do animal. Por exemplo, um animal de 1 quilo vai beber em média por dia 60ml a 70ml de água. No  entanto, sempre é bom oferecer mais do que essa quantidade, principalmente aqui em São Luís, que a temperatura é mais elevada”, ressalta.

O veterinário avalia alguns sinais que podem ser observados, quando o animal está desidratado. “O focinho mais ressecado, o olho mais fundo, a boca mais seca. Ele começa a transpirar pela língua, de forma mais ofegante, ficando com a língua para fora, querendo se estabilizar”, explica.

Outras dicas são fundamentais. Confira!

  • Mantenha o cachorro em local fresco e arejado;
  • Evite a prática de exercícios muito vigorosos, sobretudo, em horários mais quentes;
  • Evite passear com o pet nos horários mais quentes, entre as 10h e às 16h;
  • Nunca deixe o cachorro trancado no carro ou em outros locais sem ventilação;
  • Ofereça água em abundância, inclusive ao passear, com a ajuda de garrafas portáteis;
  • Fique atento ao peso do cachorro. O excesso de gordura contribui para o aumento da temperatura corporal.