"
Giro de Noticias

Projeto da Cemulher/TJMA é realizado no Colégio Marista Araçagy

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão – Cemulher/TJMA, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito e Afirmação de Vulneráveis – Mestrado Profissional da Universidade Ceuma, realizou atividade do projeto “Novos olhares, Novos Valores” , dia 7 de outubro, no Colégio Marista Araçagy.

A atividade teve por finalidade discutir a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), destacando-se o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5), com cerca de 150 alunos(as) do ensino médio, do Colégio Marista, que se preparam para realizar um fórum sobre a Guerra da Ucrânia.

A Agenda 2030 é um plano de ação global que abarca 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O plano decorre de um acordo assinado em 2015 pelos 193 Estados membros ONU, comprometendo-se a seguir o documento “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” pelos próximos 15 anos. 

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030 é o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5), que é composto por nove metas globais cobre temas como: violência, saúde reprodutiva, igualdade no acesso às tecnologias da informação e a efetividade do arcabouço específico de políticas de redução das desigualdades de gênero.

PROJETO “NOVOS OLHARES, NOVOS VALORES”

O projeto “Novos Olhares, Novos Valores” visa disseminar valores que reforcem uma cultura de respeito às diferenças e igualdade de direitos entre meninos e meninas, para a prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres, colaborando para a construção de uma cultura de paz nas relações familiares e sociais.

A atividade foi realizada pela servidora Danyelle Bitencourt, assistente social, e a estagiária de serviço social, Luciana Oliveira, juntamente com alunas, alunos e professores (as) da Universidade CEUMA.