9 harmonizações para desfrutar do presunto Pata Negra, o melhor da Espanha!

Tradicional da Espanha, o presunto pata negra é uma deliciosa iguaria que pode ser degustada em diferentes ocasiões, trazendo fineza e sofisticação ao momento. Com sabor suculento e agradável ao paladar, ele é preparado na salmoura – o que intensifica o gosto.

Por se tratar de um produto importado, ele é encontrado por preços a partir de R$ 84,90. Portanto, é sempre importante saber quais comidas e bebidas combinam com ele e te ajudarão a desfrutar melhor deste tesouro ibérico. 

A seguir, conheça 9 harmonizações para criar uma experiência única com o melhor presunto da Espanha – criando uma experiência gastronômica única.

Como o presunto pata negra é produzido?

A produção do típico jámon espanhol pata negra é diferenciada desde o começo. Sua composição é de 75% de porco-negro ibérico. Conhecidos como patas negras, estes animais são criados com uma alimentação baseada em frutos produzidos por carvalhos, o que afeta diretamente o sabor, a textura e a cor do presunto.

Além disso, os porcos são criados soltos no campo. Não comem só as bellotas de frutos de carvalho, com uma dieta baseada também em raízes, ervas, milho, trigo e cevada. Esta rotina possui grande influência na produção do sabor e da gordura do presunto pata negra.

A coloração arroxeada de tom rubi, textura fina são características deste tradicional item da culinária espanhola. Além, é claro, do aroma sutil. Isso é proporcionado não só pelos métodos da criação e cuidado, mas também pela maneira com a qual o abate é feito.

Outro ponto central é a técnica de salmoura utilizada para dar o sabor e conservar o item. Além de realçá-lo, dá maior durabilidade e permite que ele seja aproveitado em diferentes receitas e combinações.

Vale ressaltar que é um produto majoritariamente para consumo interno, com apenas 30% da produção destinada à exportação. Por isso, somente os melhores empórios são abastecidos de presunto pata negra, recebendo cada peça por processos rigorosos de qualidade. Isso permite que o consumidor invista em uma peça de altíssima qualidade.

Harmonização de comidas com presunto pata negra

Agora que você sabe tudo sobre o presunto pata negra, confira as comidas que melhor harmonizam com ele:

  1. Pata negra fatiado tradicional

A principal indicação de consumo para o presunto pata negra é que ele seja fatiado em cortes bem finos, de modo que a gordura seja a menor parte do corte. Assim, o contato dela com o calor da boca vai criar uma combinação de sabor perfeita!

Essa é a maneira mais tradicional de consumo do presunto e geralmente é acompanhada com pães de fermentação natural, que vão ressaltar o sabor do presunto na boca, sem confundir o paladar.

  1. Rolinhos de presunto pata negra

Um petisco super rápido e prático de fazer e que leva para a mesa os sabores mediterrâneos e contemporâneos da culinária espanhola.

Basta enrolar cada fatia do presunto em uma base de massa folhada, pincelar gema de ovo para dar o aspecto dourado e colocar no forno por 10 minutos. Não esqueça de pré aquecer o forno a 180ºC.

  1. Pata negra com queijo fresco e doce de abóbora

Combinação perfeita para quem gosta de um sabor mais agridoce! Aqui você pode montar uma tábua de frios em que o presunto pata negra será o protagonista, mas acompanhado do doce e de frutas vermelhas.

Escolha um bom queijo fresco, amoras, o doce de abóbora e gressinos – aperitivo tipicamente italiano que consiste em tiras de pão torradinhas.

Prepare a tábua de modo que as pessoas possam consumir os elementos juntos, criando combinações diferentes entre cada um dos componentes. O salgado do presunto com o doce da abóbora cria um agridoce inigualável, sem exageros na experimentação dos sabores.

  1. Pão Tomaca

Você já deve ter percebido que um forte acompanhante do presunto Pata Negra são os pães. A combinação é super bem vinda porque a massa é um excelente realçador do sabor dos presuntos, funcionando como um equilíbrio para o paladar.

O pão tomaca é um petisco refinado e gourmet que com certeza vai impressionar quem experimentá-lo. Ele é acompanhado por anchova e fatias do jamón ibérico. Além das anchovas e do protagonista pata negra, você vai precisar de pão baguete ou ciabatta, tomates, alcachofra, azeite e pimenta-do-reino. 

Você vai preparar o pão em formato de torradas, semelhante a bruschetta. Rale os tomates e tempere. Depois, desfie o presunto ibérico em tamanhos pequenos, corte a alcachofra depois de cozida em cubos médios e fatie os filés de anchova ao meio.

Agora é só abusar da criatividade para montar os pratos com uma apresentação bem bacana.

Harmonização de bebidas com presunto pata negra

Como se pode imaginar, não é só comida que combina com o pata negra! Trata-se de um embutido que combina perfeitamente com bebidas alcoólicas como vinhos e espumantes. A seguir, conheça as melhores harmonizações;

  1. Espumante A Cava

A variação espanhola do espumante A Cava é uma ótima pedida para acompanhar uma refeição de pata negra. Afinal, seu frescor conversa bem com a gordura do presunto. Desta forma, intensifica a apuração e defumação da peça suína.

  1. Vinho Cabernet Sauvignon 

Os vinhos de tanicidade moderada são as melhores opções para harmonizar com o presunto espanhol, como é o caso do tipo Cabernet Sauvignon. Com aromas florais e frutados, eles possuem especiarias que podem ser adicionadas como pimenta. Além disso, as notas de frutas vermelhas, frequentes, são perfeitas para o sabor do presunto pata negra.

  1. Vinho Merlot 

Já os vinhos de tipo Merlot são outra boa pedida. Com tanicidade moderada e, possuem semelhanças com as notas e aromas do Cabernet Sauvignon. No entanto, ele é caracterizado por uma acidez marcante e ser bastante frutado, com frutas frescas e ácidas como morangos ou framboesas. Esta delicadeza o torna uma bebida agradável para acompanhar o pata negra.

  1. Vinho Tannat 

Bastante equilibrado e com tons de frutas vermelhas mais maduras, o vinho Tannat tem a presença marcante de especiarias como canela e cardamomo. Feito com uma uva coloração rubi intensa, possui sabor forte e níveis de acidez equilibrada. Por isso, o encontro da gordura do presunto ibérico com o sabor deste vinho oferece o equilíbrio entre o salgado e a doçura das frutas da bebida.