6 experiências para curtir a enogastronomia na Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira sempre encanta viajantes com sua enogastronomia. O destino conta com um dos vinhos mais famosos do mundo, o vinho Madeira, e os deliciosos pratos típicos locais, como as lapas (um tipo de molusco), o peixe-espada-preto e a espetada (o churrasco madeirense) são servidos em diversos restaurantes da ilha, sejam os pequenos empreendimentos familiares ou os elegantes restaurantes de alta gastronomia, que dão um toque moderno à culinária tradicional.

Mas quem curte explorar os sabores de diferentes destinos pode ir além em uma viagem pela Ilha da Madeira e conhecer a gastronomia local mais profundamente. Confira algumas dicas para isso:

Faça o Wine and Food Walking Tour
Este tour de duas horas e meia visita vários pontos turísticos de Funchal, a capital da Madeira, e inclui também 11 provas de comida e seis degustações de vinho. Muito além dos pratos típicos, os viajantes podem provar um chocolate 100% madeirense, doces tradicionais, sanduíches típicos de filé de peixe-espada ou atum e frutas exóticas.

O ponto alto, no entanto, é a refeição tipicamente madeirense, que conta com as já citadas lapas, o peixe-espada-preto com banana ou o bife de atum. Os turistas provam também o famoso vinho Madeira e a poncha, drink feito com aguardente de cana, mel e limão.

Hospede-se no Socalco Nature Calheta
O Socalco Nature Calheta é um hotel muito amado pelos viajantes, que une os conceitos de turismo rural, ateliê gastronômico e farming. Criado pelo chef Octávio Freitas, natural da ilha, o hotel oferece a oportunidade de colocar a mão na massa em experiências incríveis. São aulas de cozinha, passeios gastronômicos, jornadas vínicas e muitas outras atividades que são verdadeiros presentes para o paladar.

Visita e prova de vinho Madeira na Blandy’s
Aproveite a estadia na ilha para conhecer uma adega ou vinícola e ver de perto como os vinhos da Madeira são feitos! O Blandy’s, principal produtor de vinhos do destino, conta com um Wine Lodge em Funchal. Nas visitas guiadas, é possível conhecer os vários espaços das adegas e provar excelentes vinhos, além de detalhes da história da criação da marca e de seus rótulos.

Passeio de barco com prova de vinhos na Terrabona
A costa da Ilha da Madeira é lar de uma fauna marinha riquíssima, uma vez que o fundo do mar da região tem mais de 3 mil metros de profundidade. Um passeio de barco oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor o arquipélago e ainda avistar golfinhos e baleias. É possível combinar toda essa bela paisagem com uma degustação de vinhos locais em companhia dos próprios produtores do Terrabona Wine. A vinícola oferece a experiência Sail & Wine, um passeio de veleiro com prova de vinhos de coleção e iguarias locais.

Experiência gastronômica na Quinta do Barbusano
Localizado na costa norte da Madeira, a Quinta do Barbusano tem opções enoturísticas que encantam a qualquer visitante. O passeio inclui passeios guiados pelas impressionantes vinhas, plantadas nos terrenos montanhosos madeirenses, e que se tornam cenário para a inesquecível experiência gastronômica, que envolve provas de vinhos, harmonizações e pratos saborosos. Na época das vindimas, há a possibilidade de participar da pisa das uvas.

Experimente as lambecas
Quem visita a Ilha da Madeira acaba passando pelo menos um dia em Porto Santo, a ilha vizinha que faz parte do mesmo arquipélago. Apesar de serem muito próximas uma da outra, as duas ilhas são bem diferentes. De fato, Porto Santo é um verdadeiro refúgio de verão, com uma praia de areias douradas que tem cerca de 9 km ininterruptos de extensão. Talvez por isso a iguaria de Porto Santo seja uma sobremesa típica do calor: sorvete. As lambecas são um sorvete criado há mais de 50 anos e vendidas em um quiosque na Vila Baleira, a principal cidade de Porto Santo. Seus 25 sabores diferentes preparados de forma caseira são servidos em casquinhas com uma máquina, e são perfeitos para se refrescar após um dia de calor na praia.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.