5 motivos para começar o dia com uma deliciosa xícara de café
Espante a preguiça e o mau humor na parte da manhã incluindo o café na sua rotina
Beber uma xícara de café logo após acordar é algo tradicional no dia a dia do brasileiro. Até mesmo a primeira refeição do dia leva o seu nome: café da manhã. A bebida é um item indispensável na rotina de milhões de brasileiros, com vários participando até de serviços de assinatura de café para garantir que a saborosa bebida esteja sempre na mesa.
Porém, você já se perguntou por que beber café logo ao acordar pode te fazer tão bem? Quais são as vantagens desse hábito? Se você ainda não faz isso, descubra alguns motivos para incluir a bebida na sua primeira refeição.
Melhora a disposição
Admita: sair da cama após acordar não é tarefa simples. Quando você lembra que precisa ir para o trabalho ou que está na hora de se exercitar, a vontade de muitos é virar para o lado e voltar a dormir. Como, então, espantar essa preguiça e ter energia para enfrentar o dia?
A xícara de café é a resposta. A cafeína presente na bebida atua no sistema nervoso central, despertando a atenção e espantando o sono, deixando o indivíduo mais disposto a realizar as tarefas do dia.
Ajuda a manter o foco
Imagine que na parte da manhã você precise se concentrar para adiantar tarefas no trabalho e não deixar nada atrasado. Será importante manter o foco nas suas obrigações e evitar distrações com conversas paralelas ou o desejo de mexer no celular, não é? Para ter esse foco, o café pode ser um aliado importante.
No cérebro, existe a adenosina, um neurotransmissor inibitório que atua na indução do sono e no relaxamento. Basicamente, é um calmante natural. Lembra da cafeína? Como citado, ela reduz tanto a sensação de cansaço como de sono, deixando o indivíduo mais concentrado e desperto. Assim, tarefas como dirigir, fazer cálculos, escrever e ler se tornam mais fáceis após a ingestão de uma xícara da bebida. Por outro lado, justamente por deixar a pessoa desperta, não é recomendado tomar café no final da tarde ou da noite, sobretudo para quem tem sono leve ou dificuldades para dormir.
Diminui o estresse
Já reparou que tem pessoas que ficam muito mais tranquilas e serenas após beber uma xícara de café? Parece que o mau humor some em um passe de mágica. Não é magia, mas sim a bebida fazendo efeito. O café também estimula o organismo a produzir dopamina e serotonina, dois neurotransmissores que têm efeitos antidepressivos e ajudam a combater o estresse e o mau humor. Assim, para ter uma vida mais tranquila, nada como uma xícara pela manhã.
Auxilia na queima de calorias
Você sabia que o café pode dar aquele empurrãozinho para você perder um pouco mais de peso? Isso mesmo! Ele é um termogênico natural por ter em sua composição a cafeína, que acelera o metabolismo e faz com que o corpo tenha maior gasto calórico. Por isso, muitos atletas que praticam exercícios de manhã ingerem a bebida como um complemento antes do treino.
Assim, os exercícios acabam demandando mais energia do corpo, queimando mais calorias. A cafeína atua nesse momento potencializando essa queima e contribuindo para a perda de gordura — além de reduzir a gordura no sangue. Legal, né? Mas fique atento: não será apenas a ingestão de café que fará você perder peso. Isso é possível apenas pela combinação de alimentação equilibrada, prática regular de exercícios e outros hábitos saudáveis.
Faz bem para a saúde como um todo
Muitos não dispensam a xícara de café logo de manhã por causa do seu sabor inconfundível e aroma delicioso. Aquela sensação de prazer enquanto você aprecia a bebida é tudo de bom. Mas saiba que esse hábito, de maneira geral, também faz bem para a sua saúde.
Por exemplo, a ingestão de café ajuda a prevenir diversos tipos de câncer, como de próstata e mama, além de fazer bem para a saúde do coração. A bebida tem propriedades antioxidantes que ajudam a retardar os sinais de envelhecimento, mantendo uma aparência mais jovem e saudável por mais tempo.
E o prazer proporcionado pelo café não é à toa. Os mesmos antioxidantes também ajudam a proporcionar uma sensação de bem-estar no indivíduo, o que colabora na diminuição do risco de desenvolver depressão.