O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

411 anos de São Luís são comemorados por mais de 80 mil pessoas em festa da Prefeitura na Maria Aragão

Os 411 anos de São Luís foram comemorados em grande estilo por um público de mais de 80 mil pessoas, na noite de sexta-feira, 8 de setembro, na Praça Maria Aragão (Beira-Mar). A Prefeitura presenteou a população com quatro shows de se tirar o chapéu. As convidadas especiais para a grande festa foram a maranhense Alcione e as irmãs gêmeas Maiara e Maraísa, que puxaram um coro de vozes em uníssono cantando seus grandes sucessos. Neste sábado (9), quem se apresenta é a maranhense Rita Benneditto, com o show “Tecnomacumba”, Vozes da Encantaria”, Samba de Terreiro e atrações locais, em uma noite para homenagear as religiões de matriz africana.

A primeira a se apresentar foi Alcione, que está completando 50 anos de carreira e é uma apaixonada por sua terra natal. A maranhense vitoriosa no mundo artístico ganhou projeção em 1975, após anos de batalha como cantora na noite carioca. O sucesso veio somente quando, transformada na “voz do samba” pela gravadora Philips para fazer frente ao sucesso de Clara Nunes, lançou o primeiro álbum e emplacou de cara os sucessos “Não deixe o samba morrer” e “O surdo”.

De lá para cá, a “Marrom”, como passou a ser conhecida, não parou mais, tornando-se uma das cantoras mais icônicas do Brasil, conhecida por sua voz poderosa, versatilidade musical e contribuições significativas para a música brasileira. Sua carreira é sempre pautada pelas homenagens a sua terra natal, o que a tornou uma embaixadora do Maranhão. O show teve vários pontos altos, com a execução de músicas-ícones como “Estranha Loucura” e “A Loba”.

“Estou muito feliz em poder participar desta festa em homenagem a São Luís, a minha cidade, que respira amor em todos os cantos. Hoje, com certeza, eu saio daqui com a alma renovada, ou seja, com as pilhas todas recarregadas. É uma festa linda e a gente merece”, disse Alcione, que no início da apresentação ainda chamou Maiara e Maraísa no palco, para o delírio da plateia. As irmãs chegaram ao local da festa exatamente na hora do show da maranhense e o encontro das três não estava programado, tendo sido muito aplaudido.

Os parabéns a São Luís foram cantados quase no final do show de Alcione. O prefeito Eduardo Braide, ao lado da primeira-dama, Graziela Braide, e da vice-prefeita, Esmênia Miranda, convidou para subir ao palco vários secretários municipais e, também, representantes dos ambulantes, agentes de limpeza, da Guarda Municipal, Bombeiro Civil e, ainda, uma pessoa escolhida da plateia durante o show. O público acompanhou a ‘Marrom’ nos ‘parabéns pra você” sob um céu iluminado com fogos de artifício.

“Poder ver a Praça Maria Aragão lotada, com todos cantando os parabéns para São Luís ao som da nossa Marrom, é uma enorme felicidade. É gratificante poder ver a nossa cidade repleta de pessoas curtindo as nossas praias, o nosso Centro Histórico e a nossa ‘Ilha do Amor’, ‘Cidade dos Azulejos’ e ‘Jamaica Brasileira’ como um todo. Se eu pudesse fazer um pedido, eu diria: vamos cuidar da nossa cidade. Não jogar lixo nas ruas, não quebrar os equipamentos que entregamos, por exemplo, são ações simples que fazem toda a diferença. É esse cuidado que queremos, que é o maior reflexo do amor de Deus em nossos corações. Afinal, quem ama cuida e tenho a certeza de que todos nós que moramos aqui amamos esta cidade. Parabéns, São Luís”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Maiara & Maraísa

Após o show contagiante da ‘Marrom’, as eternas “patroas” subiram no palco e ‘incendiarem’ a plateia. As artistas mostraram por que são um dos principais destaques do cenário da música sertaneja e a razão de terem alcançado marcas expressivas, como superar bilhões de visualizações e milhões de inscritos em seu canal oficial no YouTube. A simpatia das duas fez toda a diferença. 

Elas ganharam destaque no Brasil quando lançaram o álbum “Ao Vivo em Goiânia”, em 2015. Desde então, têm sido uma das duplas mais populares no cenário sertanejo. Alguns dos sucessos mais conhecidos incluem músicas como “Medo Bobo”, “10%” e “Quem Ensinou Fui Eu”. As irmãs se derramaram em elogios à cidade e revelaram sua intimidade com a capital maranhense, que conhecem e frequentam desde crianças.

 “A cidade está de parabéns. Aliás, nós conhecemos São Luís desde crianças, pois temos grandes amigos aqui e é um lugar que sempre nos acolheu muito bem. Cantamos até em resenhas nas casas de amigos aqui, o que muita gente não sabe. Logo, a nossa história também tem um pouco desta cidade. Hoje, sermos recebidas por essa multidão é incrível. São Luís é realmente um lugar diferenciado. É uma capital de gente guerreira que conhecemos de perto. Por tudo o quanto, é preciso dar os parabéns e vale cada esforço e dedicação de viver tudo isso. Já estamos esperando a próxima data de retornar”, disseram as irmãs.

O público que se dirigiu à Maria Aragão não arredou o pé do início ao término do evento. Marion Andrade foi com a esposa e a cunhada. Eles chegaram cedo porque queriam aplaudir a conterrânea Alcione. “Somos apaixonados por ela e temos até fotos. Hoje, infelizmente, não vamos conseguir chegar perto dela, mas estamos aqui cantando todas as músicas”, disse o representante comercial, que assistiu ao show sentado na grama da praça.

Rebeca Ramos levou um cartaz com os nomes de Maiara & Maraísa, pois é fã incondicional das irmãs. “Eu não perco um show delas e nem ele (o namorado). Nós somos fanáticos. Estamos aqui na lateral do palco porque assim que terminar, vamos correr para a parte de trás para tentar ver elas mais de perto. Elas são maravilhosas e estou muito emocionada”, disse a estudante de Pedagogia.

Abertura e encerramento

A noite foi aberta pela cantora Iara Costa, com 9 anos de carreira, que levou uma sequência de arrocha, sertanejo e outros ritmos da atualidade, com destaque para músicas de cantores famosos do universo desses gêneros musicais, a exemplo de Simone Mendes, que também integrou a programação organizada pela Prefeitura. Iara aproveitou a oportunidade para gravar o clipe da música “Maldade sua”.

“Eu estou sem palavras de tanta felicidade que é estar aqui hoje participando desta festa. É um presente de Deus tudo que está acontecendo. Na nossa carreira, a gente passa por degraus e acho que esta noite é um degrau muito importante para mim, ou seja, poder abrir os shows de Alcione e de Maiara & Maraísa, que são artistas maravilhosas. É uma emoção muito grande festejar os 411 anos de São Luís”, enalteceu Iara Costa.

 A grande festa foi encerrada com show do Grupo Digital, que embalou a multidão, já na madrugada deste sábado, ao som de muita seresta e sofrência. A programação terá continuidade hoje, com o show “Tecnomacumba” da também maranhense Rita Benneditto, cujo timbre é um dos mais expressivos da música brasileira e a voz uma das maiores forças de resistência, além do Show Vozes da Encantaria, Samba de Terreiro e artistas convidados.

No repertório da apresentação de Rita Benneditto, pontos e rezas ligados às religiões de matriz africana mesclados a temas da MPB, de autores como Gilberto Gil e Jorge Ben, em que entidades-símbolos da fé são louvados.