3ª Vara Cível de Caxias realiza audiências virtuais em processos de curatela

A 3ª Vara Cível da Comarca de Caxias realizou na manhã de terça-feira, 4, uma série de audiências virtuais, em ações de Curatela. As audiências foram presididas pelo juiz titular, Antônio Manoel Araújo Velôzo, com o auxílio dos conciliadores, Elton Costa e Bruno Lima.

Durante a pandemia, essa unidade, responsável pelo processamento e julgamento de ações de família, sucessões, tutela e curatela, tem utilizado os meios virtuais na solução das demandas judiciais – uma realidade no Judiciário maranhense -, com o aproveitamento de todos os meios tecnológicos disponíveis para manter a prestação jurisdicional, de forma satisfatória.

O juiz Antônio Velozo ressaltou o uso das tecnologias disponíveis no Poder Judiciário e disse entender que o momento requer o empenho na continuidade do serviço prestado ao jurisdicionado: “Esse momento de pandemia impõe uma rápida adaptação do sistema de justiça, com o incremento de tecnologia para proporcionar a continuidade da prestação jurisdicional”.

O juiz advertiu, no entanto, que o uso das audiências virtuais, na realização das audiências de conciliação/mediação, depende da manifestação das partes e seus advogados sobre o interesse e a disponibilidade técnica em participar das sessões online.

O promotor de justiça atuante na Vara, Williams Paiva, também reconheceu a importância da utilização da audiência virtual no momento atual: “a tecnologia é nossa aliada para prestar o serviço jurisdicional de maneira célere e abrangente, mantendo sempre a racionalidade da Justiça”, ressaltou.

O advogado José de Arimateia Torres também elogiou a iniciativa da vara na solução de continuidade dos serviços jurisdicionais. “Vemos um Judiciário em cooperação com as demais partes, buscar o primado constitucional da eficiência quando utiliza a seu favor, e por consectário em benefício da coletividade, o uso da tecnologia da teleaudiência para levar à sociedade a prestação da tutela jurisdicional”, enfatizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.