35 mil pessoas são beneficiadas com gratuidade do transporte do na eleição do segundo turno
Aproximadamente 35 mil cidadãos foram beneficiados com a gratuidade nos transportes aquaviário e intermunicipal, de 29 a 31 de outubro. “O Governo do Maranhão garantiu a logística necessária, segurança e tranquilidade para que os maranhenses pudessem exercer o direito ao voto”, disse o governador Carlos Brandão.
O sistema de gratuidade das passagens do transporte coletivo funcionou nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe, disponível para usuários e veículos em translado para votação do segundo turno, ocorrida no último domingo (30). E também nos ônibus intermunicipais nas Regiões Metropolitanas de São Luís e Imperatriz.
Regimento da gratuidade
A gratuidade nos transportes obedece à Portaria nº 422, de 21 de outubro de 2022, que trata da liberação da cobrança para travessia de ferryboat destinada para veículos e passageiros.
Já a portaria nº 423 é sobre a gratuidade do ferryboat, além dos barcos com destino à Alcântara.
Esta medida incentiva a prática da democracia e facilita o acesso da população aos locais de votação.
Para usufruir da gratuidade, o usuário dos transportes apresentou o título de eleitor ou e-título em seu aparelho, para comprovar que o seu local de votação fica no destino final da viagem.