1º Cejusc de Pedreiras inicia atividades presenciais com 79% de acordo

O 1º  Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cejusc/TJMA) de Pedreiras, que funciona nas dependências da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, iniciou a pauta de audiências presenciais na última semana, obtendo 79% de acordo. Foram realizadas 19 audiências, das quais 15 resultaram em acordo entre as partes.

Foram pautados processos oriundos da 3ª Vara de Pedreiras, em matéria de direito de família. As audiências foram conduzidas pelos conciliadores Filon de Carvalho Krause Neto e Marla Sinara Leite.

Segundo o Juiz Coordenador, Marco Adriano Ramos Fonsêca, as atividades prosseguirão com 107 processos pautados para os meses de julho, agosto e setembro de 2021, e contará em breve com o ingresso de conciliadores voluntários formados no último curso oferecido pela Escola da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

O 1º Cejusc de Pedreiras é fruto do termo de cooperação técnica celebrado entre a FAESF e o TJMA, que viabiliza um instrumento de acesso à justiça útil, célere e eficiente para a autocomposição de conflitos na Comarca de Pedreiras.

O coordenador do 1º Cejusc de Pedreiras, juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, explica que “nas audiências presenciais estão sendo observadas todas as normas de prevenção sanitária, e também está sendo disponibilizada a possibilidade de realização de audiências híbridas (presenciais e por videoconferência)”.

A partir da primeira semana de agosto de 2021 será iniciado o atendimento das ações pré-processuais, permitindo que o jurisdicionado tenha acesso à justiça mesmo antes de ingressar com ações perante o Fórum da Comarca, visando a diminuição das taxas de congestionamento do judiciário.

O 1º Cejusc de Pedreiras funciona no prédio da FAESF situado na Avenida Abílio Monteiro, 1736, bairro do Engenho, Pedreiras/MA, telefone: (99) 3626-5400, email: 1cejusc_ped@tjma.jus.br, celular e whatsapp: (99) 98184-1555.