O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

100% das provas do Concurso Nacional Unificado foram entregues com sucesso

 Os Correios completaram com eficiência total a entrega das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) na manhã deste domingo (18/8). A estatal é a responsável pela megaoperação logística de distribuição e coleta das provas para mais de 2 milhões de candidatos em 228 municípios de todo país.
As provas do concurso promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos seguem sendo aplicadas no período da tarde pela Fundação Cesgranrio. 

“O desafio logístico foi enorme, mas pudemos contar com o apoio fundamental de uma empresa pública”, afirma a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Público Esther Dweck.

“Somente uma empresa pública presente em todo o País é capaz de realizar uma operação desse porte com eficiência e segurança. Estamos fortalecendo cada vez mais nossa atuação no segmento de logística, graças às ações de fortalecimento da estatal que vêm sendo adotadas pelo Presidente Lula”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacando a edição recente do decreto que estabelece que os órgãos e entidades ligadas ao governo federal devem preferencialmente contratar diretamente os Correios para a prestação de serviços postais não exclusivos.

A operação envolveu números grandiosos: 20 mil malotes entregues em mais de 3.500 locais, totalizando 170 toneladas. Para que todas as provas chegassem ao destino final, desde o início da operação a empresa mobilizou modais terrestres, aéreos e marítimos e percorreu mais de 153 mil quilômetros – o que equivale a quase quatro voltas completas na Terra.

Expertise – Como maior empresa de logística da América Latina, os Correios realizam com 100% de eficiência, todos os anos, megaoperações de relevância para o Brasil, como a entrega de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a entrega e coleta de provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

Na fase de inscrição, os candidatos puderam pagar a taxa nas mais de 10 mil agências dos Correios em todo Brasil. Além disso, nas cidades que serão locais de realização de provas, os funcionários da estatal ficaram à disposição dos candidatos para dar informações e orientações sobre as inscrições no concurso.
CPNU – Criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o modelo de concurso surge como uma forma inovadora de selecionar servidores públicos. A ideia consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

Além de promover a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos, o programa padroniza o sistema de aplicação de provas como também aprimora os mecanismos de seleção de servidores públicos. Assim, o certame prioriza as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público e ainda zela pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

A divulgação do resultado definitivo será em 21 de novembro e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação iniciará em janeiro de 2025.  
 
Sobre a empresa – Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios. Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do País, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregadas e empregados diretos. Para mais informações, acesse: www.correios.com.br