Zé Inácio destaca agenda do ex-presidente Lula em visita à Europa

O deputado Zé Inácio (PT) destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (17), a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a países da Europa, frisando que a viagem está tendo grande repercussão internacional.

“Os principais telejornais e jornais do mundo, sobretudo da Europa, têm noticiado a visita de Lula como a presença de um estadista reconhecido internacionalmente. Mas nós não vemos essas informações nos meios de comunicação brasileiros. Globo, Bandeirantes e a Record não mostram, mas o povo brasileiro está acompanhando pelas redes sociais”, afirmou Zé Inácio.

O parlamentar informou que Lula já esteve na Alemanha, Bélgica e França e que finalizará a agenda na Espanha. Ele frisou ainda que, na Bélgica, o ex-presidente participou de uma reunião no Parlamento Europeu, onde foi aplaudido de pé. O Bloco Social Democrata do parlamento reuniu, em Bruxelas, líderes da Europa e da América Latina para discutir uma agenda progressista para os desafios no mundo pós-pandemia.

Palestra

Na França, Lula proferiu palestra em uma conferência sobre o Brasil no Instituto de Estudos Políticos de Paris. A palestra marcou os dez anos do título de Doutor Honoris Causa que ele recebeu do Instituto de Política, um dos mais importantes do país.

Segundo Zé Inácio, Lula foi o primeiro líder latino-americano a receber esse título, concedido por uma das instituições mais respeitadas do mundo nas áreas de ciência e política social. “Nesta quarta-feira, 17, ele ainda receberá o prêmio ‘Coragem Política 2021’, concedido pela revista Politique Internationale”, informou o deputado.

O prêmio ‘Coragem Política’, de acordo com o parlamentar, é concedido pela revista desde 1981, sempre que reconhece em alguma personalidade as qualidades necessárias a uma liderança. A premiação já foi concedida ao Papa João Paulo II; ao prêmio Nobel da Paz Anouar el Sadate, ex-presidente do Egito; e a Frederik De Klerk, ex-presidente da África do Sul.

Discurso

Zé Inácio afirmou que, durante a viagem à Europa, Lula discursa sobre a realidade brasileira, assinalando que o país precisa retomar a normalidade ética e democrática. E que, nas entrevistas à imprensa europeia, ele defende a recuperação da confiança internacional no Brasil. “Para Lula, o país precisa voltar a participar das decisões políticas internacionais no âmbito da construção de uma nova governança global”, ressaltou.

O deputado acrescentou, ainda, que Lula reafirmou, na Europa, a importância de parcerias estratégicas com a União Europeia, especialmente a partir de um processo de reindustrialização do Brasil. “É importante para termos um comércio mais saudável com a União Europeia, com os Estados Unidos e com a China”, disse, usando uma das frases proferidas por Lula.