VLI participa de palestra sobre combate a incêndio na região tocantina

A VLI, empresa de soluções logísticas, integrou a equipe de palestrantes da Semana Interna de Saúde e Segurança do Trabalho, na Usina Hidrelétrica Estreito (UHE-Estreito), realizada na última quinzena de julho. O tema apresentado na palestra, “Combate a Princípio de Incêndio”, norteia as ações do PAM – Plano de Auxílio Mútuo elaborado por empresas da região tocantina para casos de ocorrências de incêndio próximos às áreas de influência das suas unidades operacionais e de negócios.

O período de estiagem, de julho a dezembro, é considerado de alto risco e, também,  é quando acontece o maior número de registro de incêndios florestais na região. A VLI apresentou ações preventivas e de combate aos focos de queimadas próximo à represa da Usina. Durante a palestra,  houve exibição  de equipamentos, entre eles o uso de bomba costal – roupas específicas de combate a incêndios. Levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão aponta que  90% dos  casos de queimadas e incêndios  na área rural são decorrentes da ação humana.

“É fundamental um trabalho de prevenção e capacitação no sentido de orientar todas as pessoas que de alguma forma convivem com esse risco iminente. Informação e orientação são essenciais para debelar focos que podem se transformar em incêndios de grandes proporções”, explica o analista de meio ambiente, Fernando Lelis Xavier..  A VLI trabalha com o Plano de Ajuda Mútua em todo o corredor Centro-Norte que integra os estados do Maranhão e Tocantins. Além disso, ainda integra o Conselho Estadual de Monitoramento de Incêndios do Maranhão (CEMI), que além de empresas, reúne representantes do poder público municipal, estadual e federal da região tocantina.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.