O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

Vereadores elaboram propostas pela implantação e reforma de creches e escolas na capital

A Câmara Municipal tem discutido e proposto a construção, reforma e implantação de creches e escolas em São Luís. O foco das propostas é garantir o acesso à educação e o adequado acolhimento das crianças em idade escolar. As propostas focam ainda na melhoria da infraestrutura de unidades da rede municipal de ensino e nas condições para o desenvolvimento da educação.

A construção de uma creche no bairro Santa Bárbara, zona rural da cidade, é o mote de requerimento do vereador Francisco Carvalho (PROS). O documento de número 1534/21, solicita que sejam realizados estudos que viabilizem a implantação da mesma. “A construção de uma creche nesta comunidade, irá propiciar às crianças o adequado desenvolvimento psicomotor, bem como trará tranquilidade aos pais, que poderão trabalhar pelo sustento de seus familiares, sabendo que seus filhos estarão em segurança”, frisou o parlamentar.

Chico Carvalho enfatizou o triste cenário nacional, que prejudica, sobretudo, as famílias de baixa renda. “Por conta das dificuldades, muitas crianças são deixadas sozinhas em casa, sob a supervisão de outras crianças e até mesmo a mercê dos perigos da rua, para que seus pais possam trabalhar. Por isso, solicito uma providência para execução dessa proposta”, disse.

Solicitação da vereadora Karla Sarney (PSD), pede que seja construída uma escola municipal no bairro Sá Viana. A facilidade é que, no local já há um terreno que poderá ser utilizado para a obra, a partir da parceria entre o município e o estado. O documento foi enviado à Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A comunidade do bairro Cidade Nova será contemplada com requerimento do Coletivo Nós (PT), que propõe a reforma da Unidade de Educação Básica João do Vale, localizada na Avenida Principal, Estrada do Gapara. “A solicitação é que esse pedido seja executado, pelo benefício desta comunidade e pelo acesso à educação de qualidade, que é um direito de todos”, destacou o documento.